Fetiesc

9º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Plano da Cnti

Encerrou neste último dia 26.10.2016, às 14h, o 9º CONGRESSO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DO PLANO DA CNTI realizado no Centro de Treinamento Educacional (CTE) da CNTI em Luziânia, Goiás.

A Fetiesc, representada por um grupo de 40 delegados e delegadas, teve atuação destacada no evento. Além de participar ativamente de todas as palestras, haja vista que foram muitas, destacando-se entre estas, a temática sindical atual, com discussão sobre CONJUNTURA ATUAL: IMPACATO NO SINDICALISMO – (Drs. Airton Santos e Ladislau Dowbor); ESTRUTURA E CUSTEIO SINDICAL – (Drs. Antonio Alves da Silva e Nicanor Sena Passos); A QUESTÃO DO TRABALHO: RELAÇÃO CAPITAL TRABALHO – CONDIÇÕES E DIREITOS DO TRABALHO, SAÚDE/SEGURANÇA E TERCEIRIZAÇÃO E OS ASPECTOS INVISÍVEIS DA FLEXIBILIZAÇÃO – (Desembargadores Grijalbo Coutinho e Márcio Túlio Viana; PREVIDÊNCIA SOCIAL: PERSPECTIVAS E CONTRADIÇÕES – Dr. Floriano Martins de Sá Neto; IGUALDADE DE OPORTUNIDADE VERSUS VIOLÊNCIA E HOMOFOBIA SOCIAL – Dra. Marilane Oliveira Teixeira e Dr. Tatau Godinho e por fim, MEIO AMBIENTE, ÁGUA E ENERGIA: EFEITOS NO MUNDO DO TRABALHO.

Para fiel cumprimento do programa proposto a plenária (composta 800 delegados (as)), foi dividida em 10 grupos de trabalho e que discutiram temas específicos e afins. No grupo formado por dirigentes do setor do papel, papelão e cortiça, este foi coordenado pelo Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini e estes agrupamentos após discussão apresentaram os respectivos relatórios e que fazem parte do relatório geral do Congresso.

No dia 25.10, às 20h, foi realizado a Sessão Solene em comemoração aos 70 anos de fundação da CNTI. Novamente a Fetiesc teve papel de destaque, eis que o Assessor Jurídico da entidade, Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues, foi convidado pela CNTI para ser o cerimonialista da sessão, tendo , inclusive, redigido todo o ato do cerimonial. Na sessão dos 70 anos da CNTI, a dirigente sindical da Fetiesc e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Marli Leandro, integrou a mesa principal e usou da palavra em nome das mulheres trabalhadoras do Brasil.

Ao final do Congresso, às 14h do dia 26.10, os congressistas aprovaram os relatórios dos grupos de trabalho dos diversos setores e a Carta de Brasília, esta última que espelha as preocupações dos industriários do Brasil em relação ao momento que estamos vivenciando no Brasil, especialmente neste avanço desenfreado do Governo e do Judiciário. Parabéns a CNTI pela excelência do Congresso e pelos 70 anos de fundação da entidade.

Leia a Carta de Brasília aqui

Por Jairo Leandro Luiz Rodrigues

Fotos: CNTI

_jff1944ok

_jff1942ok

_jff1940ok

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc