Fetiesc

Papeleiros unificados agendam nova rodada de negociação

Na última quinta-feira (27.10), aconteceu na Fetiesc a segunda rodada de negociação dos sindicatos dos papeleiros unificados.

Participaram da negociação coletiva os representantes dos trabalhadores dos sindicatos do papel de Campos Novos, Correia Pinto, Vargem Bonita, Lages, Rio Negrinho, Três Barras, Jaraguá do Sul, Brusque, Blumenau e Timbó. A Fetiesc esteve representada pelo seu Presidente Idemar Antonio Martini, pelo Assessor Jurídico André Bevilaqua, pelo Tesoureiro Lorenzo Cheli Netto e pelo Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes. Os empresários foram representados pelo advogado do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel SC (Sinpesc), Dr. Sérgio Roberto Juchem, pelo presidente Nereu Baú e de vários representantes e donos das empresas.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini ressaltou a importância de que haja diálogo na negociação para que se chegue a um denominador comum sem precisar acionar a justiça, porém, lembra que deve existir esforço de ambas as partes para que isso aconteça “o nosso lema é estar à mesa e tentar a conciliação sempre e a determinação é negociar ganhos para os trabalhadores, mesmo porque, por determinação dos nossos representados, não há a mínima possibilidade de assinatura de instrumento coletivo que não reponha, minimamente, as perdas salariais do último ano, além do que, deve ser acrescendo valor real ao poder de compra do trabalhador. Ressaltou ainda o Presidente da Fetiesc, que os trabalhadores não contribuíram, sob qualquer aspecto na formatação desta crise, que foi essencialmente “criada” pela classe política e não somos nós que devemos pagar a maior parte desta conta”.

O Economista da subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes aponta que as convenções coletivas de trabalho fechadas no primeiro semestre de 2016 na região sul do País, 60,8% destas foram igual ao INPC do período, 23% com índices acima do INPC e apenas 16,2% abaixo do índice oficial. Mairon ainda lembra de que os setores afetados, como por exemplo, o do vestuário atingiu o INPC em todas as negociações fechadas.

Uma nova rodada de negociação foi agendada para o mês de novembro.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc