Acontece nos dias 23 a 25 de outubro o 9° Congresso Nacional dos Trabalhadores da CNTI realizado no Centro de Treinamento Educacional (CTE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Goiás.
A Fetiesc participa com uma delegação de mais de 40 dirigentes sindicais e faz parte dos mais de 800 delegados e delegadas de entidades de trabalhadores de todo o Brasil que participam do congresso. A programação inclui trabalhos em grupo separados por setores de representação da CNTI, e palestras focadas em assuntos discutidos pelo movimento sindical como a conjuntura atual – impacto no sindicalismo, a estrutura e custeio sindical e o desafio ético às instituições e às ações políticas, a questão do trabalho – relação capital trabalho e os aspectos invisíveis da flexibilização, a Previdência Social – perspectivas e contradições. Outro tema que será colocado em pauta pela primeira vez é a igualdade de oportunidades versus violência e homofobia social, e por fim o meio ambiente, água e energia: efeitos no mundo do trabalho.
O Assessor Jurídico da Fetiesc, Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues foi convidado para ser redator e apresentador do cerimonial nos três dias de congresso, quem também faz parte da organização e contribuirá com os trabalhos em grupo é o Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes. Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini o congresso terá impacto positivo no trabalho de base que será realizado posteriormente pelos dirigentes sindicais presentes no congresso “este congresso reúne temas atuais e que precisam ser debatidos e detalhados para os dirigentes sindicais porque somente eles poderão levar para a base as informações das ameaças que a classe trabalhadora está recebendo com a diminuição de investimentos na educação e saúde” e completa “estão modificando a previdência social, logo colocam a terceirização em pauta e o trabalhador precisa saber o risco que ele corre”.
A CNTI organizou um espaço de exposições para que cada Secretaria pudesse divulgar as tradições do seu estado e também o trabalho desenvolvido.