Fetiesc

ABRIL VERDE: Em 2022 foram contabilizadas 2.538 mortes de trabalhadores brasileiros no exercício do trabalho

Essa se constituiu na maior taxa dos últimos dez anos e os números de Santa Catarina estão acima da média nacional

Dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho dão conta que, apenas em 2022, no Brasil foram registrados 612,9 mil acidentes e 2.538 óbitos de trabalhadores com carteira assinada no ambiente de trabalho.

Tais estatísticas de mortalidade no mercado de trabalho formal se constitui na maior taxa dos últimos dez anos, o que corresponde a uma média de 7 notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios. 

A incidência de acidentes de trabalho no emprego formal em 2022 chegou a 171 casos a cada 10 mil empregos (pessoas expostas ao risco, em média). O estado de Santa Catarina apresenta incidência significativamente superior à média: 245 comunicações a cada 10 mil empregos.

Frente a esses números é que a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC) se mantém engajada no Movimento Abril Verde, por meio do qual diversas entidades Brasil afora buscam a conscientização e a prevenção de acidentes e mortes no ambiente laboral. 

Com o tema “Juntos pela segurança nos ambientes de trabalho”, neste ano o Abril Verde contará com um seminário promovido pela FETIESC sobre a saúde e a segurança da classe trabalhadora, no próximo dia 28 – Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais. 

Conforme o presidente da federação, Idemar Antonio Martini, o evento será mais uma estratégia para que os sindicalizados discutam as questões que envolvem  tanto a sua segurança quanto a sua saúde, articulando-se com demais entidades e esferas governamentais exigindo novas políticas e práticas que garantam a preservação da vida e um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Para Martini, “O objetivo é retornarmos com força e foco o MOVIDA, conscientizando, organizando e denunciando práticas no ambiente de trabalho lesivos à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras”, finaliza.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc