Fetiesc

REUNIÃO: Dirigentes da FETIESC marcam presença no Encontro Nacional dos Trabalhadores Papeleiros

Nesta sexta, o presidente da FETIESC entregará ao Ministro do Trabalho a proposta da contrarreforma trabalhista, defendida pelo Fórum Sindical Ampliado

O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, acompanhado pelo Secretário Geral da entidade, Ednaldo Pedro Antonio, participa da quinta edição do Encontro Nacional dos Trabalhadores Papeleiros, que acontece entre 5 e 7 de julho, no Centro de Lazer dos Comerciários, localizado na cidade de Praia Grande (SP), 

O evento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Artefatos de Papel (SINTIPEL) e reúne dirigentes sindicais de todo país, os quais têm a oportunidade para definir as principais bandeiras a serem reivindicadas pela categoria na campanha salarial deste ano.

O primeiro dia do Encontro Nacional contou com o Curso de Formação Sindical para Cipeiros, o qual ocorreu na tarde de quarta-feira (05/07). À noite, aconteceu a plenária com os presidentes dos sindicatos participantes. 

Já hoje (06/07) o evento promoverá a palestra “Balanço Negociações Coletivas 2023”, que será ministrada por Victor Pagani, supervisor técnico do Dieese. Em seguida terá a palestra com o tema: “Conjuntura Política, Econômica e Social”, Marcio Pochmann, economista, pesquisador e professor da Unicamp. À tarde será debatido o painel “Governo Lula: Realidade e Desafios”, por Alysson de Sá, jornalista e assessor parlamentar do DIAP.

No encerramento do evento, nesta sexta-feira (07/07), está prevista a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em um debate sobre a “Reforma Sindical”. 

Para Martini a participação de diversas autoridades, entre lideranças sindicais, políticas e de centrais sindicais demonstra a importância do evento que pauta a definição e aprovação coletiva e democrática das principais bandeiras que nortearão a pauta de reivindicações da categoria. Na expectativa da presença do Ministro Luiz Marinho, Martini ratificará o compromisso do Fórum Sindical Ampliado (FSA), em participar e contribuir para a consolidação de uma contrarreforma trabalhista com vista a rever direitos saqueados da classe trabalhadora, bem como garantir a sustentabilidade do movimento sindical.  “Entregaremos ao Ministro as minutas das nossas propostas técnicas, construídas coletivamente por entidades sindicais laborais que representam mais de 20 milhões de trabalhadores, de modo que ele escute esse clamor que provém do Fórum Sindical Ampliado, que está com dificuldade de se fazer ouvir por alguns segmentos do Governo que ajudamos eleger”, salienta o presidente da FETIESC.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc