A data é uma oportunidade para se reconhecer o papel fundamental dos jovens nas sociedades
Neste sábado, dia 12 de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional da Juventude, ou seja, esta data se apresenta como uma uma oportunidade de chamar a atenção da comunidade internacional para as questões juvenis, dentre as quais o trabalho.
Diagnóstico feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego revelou que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina, Idemar Antonio Martini, esses números são bastante modestos, sendo necessário facilitar a chegada de mais jovens ao mercado de trabalho.
“Esta data é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente ao destacar as dificuldades que os jovens enfrentam no mercado de trabalho, desde a falta de experiência até a concorrência acirrada em busca de empregos.
Martini também salienta a importância de se estabelecer políticas públicas que privilegiem a educação e a conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que eles têm como representantes do futuro do planeta para promoverem o desenvolvimento sustentável e garantirem toda espécie de vida. “Precisamos preparar nossos jovens para as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, já que eles serão responsáveis pelas ações no futuro visando um crescimento ordenado e respeitoso com o meio ambiente”, complementa.
Há mais de 20 anos a FETIESC incentiva a participação da juventude nas ações e luta sindical, através da formação e organização dos jovens na Secretaria da Juventude, na mobilização de causas e interesse coletivo.
#DiaInternacionaldaJuventude #Juventudes #JuventudeTrabalhadora