Fetiesc

CONSCIENTIZAÇÃO: Semana Nacional suscita reflexões acerca a depressão no ambiente de trabalho

A FETIESC aproveita-se desta semana para suscitar reflexões entre as lideranças do movimento sindical sobre o problema recorrente que é a depressão no ambiente de trabalho

Pela primeira vez, no Brasil celebra-se a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão. Essa data foi instituída pela Lei 14.543, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 4 de abril, como forma de dar visibilidade à seriedade do tratamento da depressão, uma vez que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior registro de casos de depressão na América Latina e afeta pelo menos 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Diante desses números estarrecedores, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC), aproveita-se desta semana para suscitar reflexões entre as lideranças do movimento sindical laboral sobre o problema recorrente que é a depressão no ambiente de trabalho a que os trabalhadores são submetidos. 

Conforme o presidente da federação, Idemar Antonio Martini, esse é um assunto de saúde ocupacional e demanda medidas preventivas e cuidados  especiais. “É necessário construir um ambiente de trabalho que contribua para a qualidade de vida, reduza o estresse e a competitividade e seja preparado para acolher e tratar esses trabalhadores que estão expostos aos riscos psicossociais”, enfatiza ele, ao dizer que as exigências e metas quantitativas cada vez maiores impostas pelo capital e a insegurança no trabalho – dentre outros fatores – contribuem para desencadear sintomas depressivos graves entre a classe trabalhadora. 

#DepressãoNãoÉDoença #ConscientizaçãoDepressão #FETIESC #SemanaConscientizaçãoDepressão #TranstornoMental #SistemaCapitalista #SaúdeMental #InfluênciaSociedade #IsolamentoSocial #PrevalênciaDepressão #PrejuízosDepressão #VitalidadeReduzida #EspaçosColetivos #Solidariedade #IncapacitaçãoGlobal

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc