Fetiesc

TRABALHO: Ministro afirma que a semana de trabalho com quatro dias é viável à economia

A afirmação do Ministro do Trabalho trouxe à tona a importância de os sindicatos incluírem essa demanda na agenda das negociações coletivas

Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego, expressou seu apoio à discussão sobre a adoção de uma semana de trabalho de quatro dias durante uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, realizada na segunda-feira (o9/10). 

Ele enfatizou que esta é sua opinião pessoal e não representa uma posição oficial do governo. Marinho também afirmou que é hora de discutir essa questão e acredita que o presidente Lula não se oporia a um debate no qual a sociedade solicite ao Parlamento que analise a viabilidade da redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Também expressou confiança de que a economia brasileira poderia suportar essa mudança.

Marinho enfatizou que a autoridade para tomar a decisão final sobre a redução da carga horária de trabalho reside no Parlamento e convidou os movimentos sociais a apresentarem propostas para revisar essa questão.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, a afirmação do Ministro traz à tona a importância de os sindicatos incluírem essa demanda na agenda das negociações coletivas, isso porque, conforme ele, tal proposição “É importante porque não apenas protege a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, mas também promove um ambiente de trabalho mais eficiente e equitativo, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e pessoal, tornando-se uma pedra angular dos direitos trabalhistas modernos e de uma sociedade mais justa e equilibrada”.

#SemanaDeTrabalho4Dias #TrabalhoComQualidadeDeVida ReduçãoDaJornadaDeTrabalho #PresidenteLula #EconomiaBrasileira #MovimentosSociais #TrabalhoSemReduçãoDeSalários #MudançaNoAmbienteDeTrabalho #MelhoriaNoBemEstar #CargaHoráriaDeTrabalho #NovoFormatoDeTrabalho #FETIESC

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc