Fetiesc

ENTRE ELAS: Trabalhadoras de Criciúma e região vivem um encontro feito por elas, para elas e entre elas

O ‘Entre Elas’ aconteceu na tarde deste domingo (26/11), no auditório Milton Mendes de Oliveira

Em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Baseada no Gênero, celebrado no último sábado, dia 25 de novembro; na tarde de domingo (26/11), o auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, viveu uma tarde única e exclusiva para as trabalhadoras sindicalizadas. Trata-se do ‘Entre Elas: um encontro feito por elas, para elas e entre elas’.

A organização do evento foi de responsabilidade de Maria Helena Aguiar, a Leninha, que recentemente assumiu a coordenação do Departamento da Mulher no sindicato. O encontro também contou com a participação do vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Carlos de Cordes, que na oportunidade ratificou o compromisso da entidade com as causas das mulheres trabalhadoras. “No dia 8 de março coloquei em debate a liberação da Leninha, e dois dias depois a diretoria, por unanimidade, aprovou a proposta porque queremos reinserir a questão da mulher na organização sindical dos trabalhadores e das trabalhadoras, após a pandemia”, lembrou. 

Na ocasião, Cordes também destacou a importância de 25 de novembro, de modo que se possa denunciar os casos de violência, inclusive nas fábricas. “A gente sabe que tem o assédio moral e sexual. Nosso país infelizmente é o que mais assedia as mulheres no ambiente de trabalho e justamente por isso temos que debater sobre essa problemática e lutar contra isso”, acrescenta. 

O evento contou com as palestras da assistente social, Fabiana Bertioga, que tratou sobre os diferentes tipos de violência e as especificidades da Lei Maria da Penha; e da acadêmica em psicologia, Ana Paula Alves, que falou sobre a importância da auto imagem, da auto estima e da transformação pessoal. 

A fisioterapeuta Ana Paula Vieira, também participou do encontro ensinando às mulheres alguns exercícios para prevenção de doenças que costumeiramente acometem as trabalhadoras das indústrias. Pela primeira vez, o evento contou com a tradutora de libras, Giovana Gonçalves de Matias, que garantiu mais acessibilidade e inclusão das mulheres trabalhadoras com deficiência auditiva. 

Neste ano, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC) está participando dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência Baseada no Gênero deste ano. Essa campanha de alcance internacional teve início no sábado, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e se estende até 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia dos Direitos Humanos. 

#EliminaçãoViolênciaGênero #EntreElas #DiaInternacionalViolênciaGênero #SindTrabalhadoresPlásticas #Criciúma #EncontroMulheres #CompromissoSindical #OrganizaçãoMulheres #DebateMulher #ViolênciaNasFábricas #AssédioMoral #AssédioSexual #LeiMariaDaPenha #AutoImagem #AutoEstima #TransformaçãoPessoal #PrevençãoDoenças #Palestras #Acessibilidade #Inclusão #Libras #DenúnciaViolência #LutaMulheres

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc