Fetiesc

CURSO: Dirigentes sindicais de Timbó participam de formação sobre sindicalismo e contexto brasileiro

Durante o dia, os participantes mergulharam na história do movimento sindical brasileiro

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Na última sexta-feira (15/03), os dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem, Vestuário, Malharia, Artefatos de Couro, Calçados, Acabamento de Confecções, Tinturaria e Estamparia de Tecidos de Timbó (SINTEVE) participaram de um curso de formação sindical. A iniciativa proporcionou aos participantes uma pausa na rotina habitual e a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o sindicalismo e o contexto brasileiro, tanto no século XX quanto nos dias atuais.

O curso foi ministrado pelo professor e assessor de formação sindical da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Sabino Bussanello, que se deslocou até Timbó para conduzir as atividades. Durante todo o dia, os dirigentes sindicais puderam mergulhar na história do movimento sindical brasileiro, compreender suas conquistas, desafios e as dinâmicas contemporâneas que envolvem a luta pelos direitos trabalhistas.

Para a presidente do SINTEVE, Elfi Lemke, a formação sindical é de extrema importância para a qualificação dos dirigentes, sendo que alguns desconhecem a longa história de luta da classe trabalhadora. Ela ressalta que é fundamental compreender as batalhas travadas ao longo dos séculos para garantir as condições dignas de trabalho que são desfrutadas atualmente.

Sabino Bussanello, por sua vez, destacou a relevância da oportunidade para refletir sobre o movimento sindical, suas vitórias, desafios e derrotas diante do poder do capital sobre o trabalho. Para o assessor de formação sindical, investir na capacitação e conscientização da classe trabalhadora é uma responsabilidade crucial do sindicalismo contemporâneo, a fim de preservar sua essência e honrar a memória daqueles que dedicaram suas vidas à luta por justiça e igualdade.

“O evento não apenas promoveu o aprendizado e a reflexão, mas também fortaleceu os laços de solidariedade e cooperação entre os dirigentes sindicais de Timbó, demonstrando a importância do compartilhamento de conhecimentos e experiências para o fortalecimento do movimento sindical em Santa Catarina e no Brasil como um todo”, destacou o professor.

#DirigentesSindicais #FormaçãoSindical #SINTEVE #Sindicalismo #ContextoBrasileiro #FETIESC #Timbó #Trabalhadores #Solidariedade #Conscientização #LutaTrabalhista #JustiçaSocial #Igualdade #MovimentoSindical #SantaCatarina #Brasil

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário