Fetiesc

EM ITAPEMA: FETIESC reúne dirigentes sindicais na primeira reunião do ano

Amanhã os participantes estudarão e analisarão o plano “Nova Indústria Brasil” (NIB) e seus reflexos para a vida da classe trabalhadora

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Na tarde desta segunda-feira (18/03), o auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) foi palco da primeira reunião ordinária da diretoria ampliada, reunindo dezenas de dirigentes sindicais catarinenses. 

O presidente, Idemar Antonio Martini, deu as boas-vindas aos presentes e iniciou a sessão com uma análise dos primeiros meses do ano, destacando as ameaças à democracia brasileira e criticando a postura reacionária do Congresso Nacional, dominado pelos interesses fascistas da extrema-direita.

Diante das adversidades, Martini ressaltou a resiliência da classe trabalhadora e reiterou o compromisso da FETIESC com a reconstrução, resistência e verdade. Na agenda de discussões, foram abordadas as atividades programadas para todo o ano, incluindo campanhas de conscientização, congressos, cursos e eventos envolvendo os 46 sindicatos laborais associados à federação.

Uma das decisões importantes foi a reativação do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (MOVIDA). Este movimento visa defender a saúde mental e física dos trabalhadores, destacando-se como uma das principais bandeiras do movimento sindical atual. Ao longo do mês serão realizados movimentos regionais em defesa da saúde, culminando com o encontro estadual do MOVIDA na sede da federação, em Itapema, agendado para o próximo dia 27 de abril.

Além disso, foram aprovados cursos ao longo do ano sobre estratégias de Negociação Coletiva de Trabalho, formação para dirigentes licenciados, comunicação e mídias sociais, bem como questões relacionadas à juventude trabalhadora, entre outros temas relevantes. Estes cursos serão oferecidos tanto na sede da federação quanto nos sindicatos que requisitarem sua realização em seus respectivos municípios.

Martini também enfatizou a importância do envolvimento dos sindicalistas na política partidária, destacando a necessidade de eleger vereadores e prefeitos da esquerda como uma forma de resistência aos ataques aos direitos dos trabalhadores.

As próximas reuniões ordinárias da diretoria da FETIESC estão agendadas para os dias 20 de junho, 08 de agosto e 12 de dezembro.

Plano “Nova Indústria Brasil” – O evento entre os dirigentes sindicais associados à federação continua amanhã, terça-feira (19/03), a partir das 9h. Os participantes estudarão junto aos profissionais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) sobre o plano “Nova Indústria Brasil” (NIB). Lançado em 22 de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o NIB visa impulsionar e revitalizar as indústrias brasileiras, prevendo investimentos estratégicos na economia que totalizam R$ 300 bilhões até 2026.

#FETIESC #DirigentesSindicais #ReuniãoAnual #MovimentoSindical #MOVIDA #SaúdeTrabalhadores #ResistênciaSindical #DemocraciaBrasileira #AtivismoSindical #EducaçãoTrabalhista #NovaIndústriaBrasil #InvestimentosEstratégicos #DireitosTrabalhistas #EngajamentoPolítico #ConscientizaçãoSindical

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário