Fetiesc

EVENTO: Trabalhadoras se reúnem em Itapema comemoração ao Dia da Mulher

Centenas de mulheres da indústria catarinense, de todo o estado catarinense, estiveram reunidas em evento da federação  

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Cerca de 200 trabalhadoras da indústria catarinense, representando diversas categorias, uniram-se no último sábado (09/03) no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), em Itapema, para participar do 22º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora. O evento, organizado pela Secretaria da Mulher da federação, foi marcado por reflexões, homenagens e a busca por melhores condições de trabalho.

O presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, deu as boas-vindas às participantes, destacando a histórica luta das mulheres trabalhadoras na conquista e manutenção de seus direitos. Acompanhado pela Secretária da Mulher, Elfi Lemke, Martini iniciou o encontro lamentando a trágica perda do dirigente sindical Edilberto dos Santos Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Otacílio Costa (SINPOC), ocorrida no último domingo (03/03), recebendo homenagens durante um minuto de silêncio.

A professora Glaucia Fraccaro, autora do livro “Os Direitos das Mulheres – Feminismo e Trabalho no Brasil”, assumiu a liderança do evento, promovendo um diálogo aberto sobre as experiências e realidades das mulheres no contexto fabril. Durante a manhã, as trabalhadoras compartilharam suas vivências, evidenciando questões como sobrecarga de trabalho, adoecimento e as dificuldades de assistência da Previdência Social.

A pauta do encontro abordou não apenas os desafios enfrentados, mas também o protagonismo da mulher trabalhadora na luta por melhores condições de trabalho e vida. Na ocasião, Martini reforçou o compromisso da Secretaria da Mulher em inserir as mulheres nos espaços de poder, intensificando a luta pela garantia e ampliação de seus direitos.

A necessidade de inserção da mulher trabalhadora nos espaços sociais e políticos também foi enfatizada, com Martini incentivando o voto em mulheres comprometidas com as causas trabalhistas nas próximas eleições municipais. 

Sabino Bussanello, assessor de formação sindical, destacou o histórico da federação na luta pela igualdade salarial entre homens e mulheres, agora convertida em lei, e convocou a mobilização para garantir sua implementação. Comprometida com a causa, a FETIESC, cuja base é composta por 65% de mulheres, anunciou no evento a organização de uma campanha pela redução da carga horária semanal para 40 horas, sem redução salarial. “A luta será o nosso caminho para a vitória. Sem isso, não esperem milagres. Vamos à luta!”, provocou Bussanello.

Após o enriquecedor diálogo, as mulheres participaram de um almoço de confraternização. À tarde, as delegações terão a oportunidade de compartilhar ideias e experiências, reforçando a união e solidariedade entre as trabalhadoras da indústria catarinense.

#MulheresNaLuta #EmpoderamentoFeminino #TrabalhadorasCatarinenses #FETIESC22Encontro #IgualdadeDeDireitos #FeminismoNoTrabalho #SolidariedadeEntreMulheres #CargaHoráriaJusta #VotoConsciente #LutaPelosDireitosDasMulheres #ReflexõesNoEncontroEstadual #HistóriasQueInspiram #UniãoFeminina #MulheresNaIndústria #CondiçõesDeTrabalhoJustas #MulheresNoPoder #HomenagensÀsLutasPassadas #VamosÀLuta #CatarinenseFeminina #IgualdadeSalarial #EncontroEstadualMulherTrabalhadora

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário