Fetiesc

INTERNACIONAL: Intercâmbio profissional encerra com a certificação dos participantes 

Durante uma semana os intercambistas argentinos participaram de atividades promovidas pela FETIESC

O 22º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora, realizado na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), em Itapema (SC), foi palco do encerramento do primeiro intercâmbio profissional entre a FETIESC e a Federación Argentina de Trabajadores de la Industria del Cuero y Afines (FATICA). O evento, que contou com a participação de mais de 200 pessoas, marcou o término de uma semana de intensas atividades para os argentinos Gabriela Latorre, Daniel Sanchez, Mario Alegre, Veronica Nochetti e Noelia Herba.

Na manhã do último sábado (09/03), durante a cerimônia, o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, entregou aos participantes argentinos os certificados de conclusão do intercâmbio, que envolveu a imersão na realidade sindical e trabalhista brasileira. Durante a estadia em terras catarinenses, os visitantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história e a evolução do sindicalismo no Brasil, além de estudar a legislação trabalhista vigente.

Um dos pontos altos do intercâmbio foi a participação dos argentinos em visitas técnicas a fábricas têxteis localizadas em Benedito Novo, Rio dos Cedros e Blumenau. Essas experiências proporcionaram um contato direto com a realidade industrial catarinense, enriquecendo o aprendizado e promovendo a troca de experiências entre as duas federações.

Ao entregar os certificados, Idemar Antonio Martini ressaltou a relevância desse primeiro intercâmbio, destacando-o como um marco na internacionalização do movimento sindical. Ele enfatizou que a iniciativa vai além de uma simples troca de experiências, sendo uma oportunidade de fortalecer o movimento trabalhista para além das fronteiras nacionais.

Representando os intercambistas, Noelia Herba elogiou a iniciativa das federações parceiras, ressaltando que o intercâmbio proporcionou uma rica imersão na história política, social e cultural brasileira. Herba também compartilhou a realidade da classe trabalhadora na Argentina, destacando os enfrentamentos devido às políticas neoliberais do presidente Javier Milei, que têm gerado desafios para os universitários, sindicatos e cidadãos que resistem às suas políticas neoliberais.

“Esse intercâmbio não apenas fortaleceu os laços entre as duas federações, mas também abriu caminho para futuras colaborações e trocas de conhecimento, promovendo uma união cada vez mais sólida entre os trabalhadores do Brasil e da Argentina”, destacou ela.

#IntercambioFETIESCFATICA #FortalecimentoSindical #TrocaDeExperiencias #BrasilArgentinaUnidos #22EncontroMulherTrabalhadora #SindicalismoInternacional #CrescimentoColetivo #FETIESCInternacional #CatarinenseeArgentinoJuntos #ExperienciasSindicais #ConfraternizacaoSindical #UniãoDeTrabalhadores #HistóriaSindicalBrasileira #FATICAeFETIESC #LacosSolidarios #CulturaSindical #EncontroInternacional #TrabalhadoresUnidos #CrescendoJuntos #LegislacaoTrabalhista #SindicalismoAlémFronteiras

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário