Fetiesc

Intercâmbio Profissional Internacional fortaleceu vínculos e ampliou horizontes entre trabalhadores brasileiros e argentinos

O evento demonstrou ser não apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também um catalisador para fortalecer laços entre trabalhadores de diferentes países

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Após a bem-sucedida primeira edição do intercâmbio profissional internacional, realizado entre a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) e a Federación Argentina de Trabajadores de la Industria del Cuero y Afines (FATICA), entre 04 e 09 de março de 2024, os cinco participantes argentinos compartilham suas impressões sobre o evento e destacaram a importância dessa iniciativa para o movimento sindical latino-americano.

Daniel Sanchez, um dos líderes sindicais participantes, ressaltou a relevância do intercâmbio, considerando-o “muito importante para que os trabalhadores e dirigentes sindicais tenham a possibilidade de conhecer realidades dos outros trabalhadores”. Ele enfatizou que a troca de experiências foi fundamental para enriquecer o entendimento sobre as diferentes realidades vividas no Brasil e na Argentina, abordando aspectos políticos, legislativos, trabalhistas, formas de trabalho e condições laborais.

Veronica Nochetti, por sua vez, classificou a experiência como “muito enriquecedora”, destacando que o intercâmbio permitiu ampliar seus conhecimentos sobre a história do movimento sindical latino-americano e a situação dos trabalhadores brasileiros. Para ela, a realização desses intercâmbios fortalece a classe trabalhadora.

Mario Alegre sublinhou a importância de ampliar a visão sobre a luta dentro e fora das fábricas, defendendo os direitos ameaçados por políticos de extrema-direita. Ele alertou para a necessidade de manter a unidade do movimento sindical latino-americano diante dos desafios impostos pelo avanço do capitalismo e destacou a importância do evento para resistir a ações sistemáticas que buscam enfraquecer a classe trabalhadora.

Por sua vez, Noelia Herba ressaltou a importância do intercâmbio como uma oportunidade para conhecer os problemas da classe trabalhadora, compartilhar e debater ideias. Ela enfatizou a necessidade de solidariedade entre os trabalhadores para resistir a toda forma de exploração do capital contra o trabalho.

Por fim, a intercambista Gabriela Latorre e seus colegas elogiaram a organização do evento, destacando a superação das expectativas em relação à qualidade dos materiais didáticos, competência dos professores, alimentação e hospedagem fornecidos pela FETIESC. “A organização pareceu-me boa, e a forma como as aulas eram ministradas ajudou-nos a compreender a situação laboral, econômica, social, cultural e política brasileira”, complementou Noelia Herba.

Para o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, o intercâmbio profissional internacional demonstrou ser não apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também um catalisador para fortalecer laços entre trabalhadores de diferentes países e promover uma resistência conjunta contra desafios comuns enfrentados pela classe trabalhadora na América Latina.

#IntercâmbioSindicalLatinoAmericano #FortalecendoLaçosInternacionais #SolidariedadeTrabalhadora #ExperiênciaEnriquecedora #ResistênciaConjunta #ConhecendoRealidades #MovimentoSindicalInternacional #UnidadeTrabalhista #SuperandoExpectativas #CompartilhandoIdeias #FETIESCArgentina #LutaPelosDireitosTrabalhistas #CatalisadorDeMudanças #AprendizadoInternacional #SindicatosUnidos #VisãoAmpliada #TransformaçãoSocial #BrasilArgentinaSolidários #DesafiosComuns #ImpressõesIntercâmbio

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário