Fetiesc

NEGOCIAÇÃO: Presidente da FETIESC entrega reivindicações dos trabalhadores na sede do SINTEX

A primeira rodada de negociação com o sindicato patronal está agendada para o dia 11 de abril, às 10h

Na tarde desta segunda-feira (1/03), o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, liderou uma comitiva composta por representantes sindicais em uma visita à sede do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (SINTEX). O objetivo da visita foi entregar o rol de reivindicações aprovado em assembleias gerais dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A comitiva, que contou com a presença do assessor jurídico da FETIESC, André Bevilaqua, e dos presidentes dos sindicatos laborais da categoria de Timbó, Elfi Lemke; Indaial, Stephania Frainer Furlani; Jaraguá do Sul e região, José Pedro Soares; e de Pomerode, Wolfgang Schumann, foi recebida pelo assessor do SINTEX, Renato Valim.

Durante o encontro, Martini e sua equipe entregaram a pauta de reivindicações para o período de 2024/2025. Destacam-se entre as principais demandas um reajuste salarial equivalente a 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano, acrescido de 3% a título de aumento real. Além disso, os trabalhadores pleiteiam um piso salarial de R$ 2.630,00 e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, mantendo todas as demais cláusulas sociais.

A primeira rodada de negociação com o sindicato patronal está agendada para o dia 11 de abril, às 10h. Conforme Martini, a entrega das reivindicações marca o início de um processo de diálogo e negociação que visa garantir melhores condições para os trabalhadores da indústria de fiação, tecelagem e vestuário em Santa Catarina. O presidente da FETIESC reiterou a importância do engajamento e participação ativa dos sindicatos na busca por um acordo que atenda aos interesses da classe trabalhadora.

Por sua vez Bevilaqua destacou o bom momento econômico conjuntural com crescimento do PIB, baixo índice de desemprego – na casa de 3,5% em Santa Catarina, que representa o pleno emprego – a inflação controlada e o bom resultado das negociações de 2023, onde todos os sindicatos da base da FETIESC conquistaram aumento real nos salários, além do reajuste do salário mínimo nacional e dos pisos estaduais acima da inflação. 

Os presidente dos sindicatos laborais, de forma uníssona, manifestaram preocupação com a falta de mão de obra em suas regiões, o que atrai a necessidade de valorizar a categoria profissional. 

#NegociaçãoTrabalhista #FETIESC #SINTEX #ReivindicaçõesTrabalhistas #DiálogoSindical #TrabalhadoresIndustriais #Pauta2024/2025 #ValorizaçãoProfissional #SindicatosUnidos #AcordoColetivo #Jornada40Horas #ReajusteSalarial #INPC #CondiçõesTrabalhistas #EngajamentoSindical #SantaCatarinaIndústria #MelhoresCondiçõesDeTrabalho #11deAbrilNegociação #FiaçãoTecelagemVestuárioSC

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário