Fetiesc

INTERNACIONAL: Dirigentes preparam congresso internacional da FESPAM 

O congresso será realizado em maio, em Itapema, com trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, uruguaios e argentinos. 

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

O presidente da  Federação das Entidades Sindicais de Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose, Papelão, Cortiça, e Artefatos de Papel do Mercosul (FESPAM), Idemar Antonio Martini, conduziu na tarde desta quarta-feira (10/04) uma reunião preparatória entre os dirigentes sindicais brasileiros para a organização do congresso que será realizado em maio, em Itapema, com trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, uruguaios e argentinos. 

Conforme ele, a instituição visa construir um processo internacional de solidariedade e luta sindical entre a classe trabalhadora dos países latinoamericanos 

Ainda neste mês, Martini participará do encontro de delegados da Federación de Obreros y Empleados del Papel, Cartón y Químicos, em La Falda, na Argentina, quando apresentará um balanço sobre as realizações do primeiro ano do Governo Lula na economia e os desafios do sindicalismo brasileiro. 

Na ocasião, o presidente do Sinpacel de Guaíba, João Caldas, lembrou que a tendência é a expansão da FESPAM agregando trabalhadores e entidades sindicais de outros países na América Latina, pois conforme ele, “Trata-se de uma instituição em nível setorial na qual se possa dialogar e fazer uma discussão, ampliando a relação com os nossos vizinhos. Para isso é necessário envolver todos os países de modo que possamos construir as bases de uma entidade internacional que, com certeza, marcará a história dos povos latino-americanos”. 

“Temos que aproveitar o momento que o Governo quer fortalecer as instituições que defendem a classe trabalhadora para reforçar os elos com os países latino-americanos de modo a manter acesa a chama de união e  solidariedade entre todos”, Walter Tomaz Fogaça de Oliveira

Já o presidente da Federação Papeleira SP/MS, Betinho Campos, lembrou que a FESPAM tem por objetivo trocar informações, igualar direitos trabalhistas nos países latino-americanos, e que o congresso deste ano será uma oportunidade para que os trabalhadores e trabalhadoras da categoria tracem metas para lograr melhores condições de trabalho. 

Por sua vez, o Presidente do Sinpacel do Rio Grande do Sul, Walter Tomaz Fogaça de Oliveira, destacou o protagonismo do Brasil dentro da FESPAM, uma vez que o país é o maior fabricante de celulose no mundo. “Temos que aproveitar o momento que o Governo quer fortalecer as instituições que defendem a classe trabalhadora para reforçar os elos com os países latino-americanos de modo a manter acesa a chama de união e  solidariedade entre todos”, salientou.  

Também participaram da reunião o Secretário Geral do SITIPEL de Lages, Clóvis Furtado Ramos Filho; a presidente do SINTIPAR de Rio Negrinho, Cintia Ronska e o diretor do SINTIPLASQUI  de Brusque, Pedro Henrique Mangrich de Oliveira.

#FESPAM #CongressoInternacional #SolidariedadeSindical #Trabalhadores #AméricaLatina #GovernoLula #Sindicato #União #Brasil #Argentina #Uruguai #PapelCelulose #TrabalhoDigno #DireitosTrabalhistas #LutaSindical #Economia #SetorTêxtil #Expansão #TrocaDeInformações #Metas #CondiçõesDeTrabalho #Celulose #Brusque #RioGrandeDoSul #Lages #RioNegrinho #Solidariedade #UniãodePovos

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário