Martini também destacou os desafios atuais que o movimento sindical brasileiro enfrenta, com ênfase na necessidade urgente de garantir a sobrevivência financeira de todos os sindicatos e na defesa da unicidade sindical
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, marcou presença no 19º Encontro Nacional de Delegados de Fábrica, realizado na cidade de La Falda, província de Córdoba, na Argentina, nos dias 24 e 25 de abril. O evento foi organizado pela Federación de Obreros y Empleados del Papel, Cartón y Químicos.
Durante dois dias, centenas de delegados de toda a Argentina se reuniram para debater as principais demandas da classe trabalhadora em um momento crítico, marcado por uma crise sem precedentes e a crescente influência da extrema direita que ameaça os direitos trabalhistas conquistados com esforço.
Martini também contribuiu com o evento ao apresentar um seminário sobre “As tramas das elites golpistas contra o Brasil”, destacando a ação coordenada da burguesia para derrubar a presidente Dilma Rousseff, empossar Michel Temer, prender Lula e eleger Bolsonaro.
Além disso, o presidente da FETIESC abordou o desmonte do sindicalismo brasileiro promovido pelos governos neoliberais, enfatizando a atual asfixia financeira dos sindicatos. Ele apresentou um diagnóstico da situação herdada pelo presidente Lula no início de seu terceiro mandato, destacando as principais conquistas e desafios do primeiro ano, incluindo investimentos públicos em proteção social, desenvolvimento econômico e o combate ao autoritarismo, falso moralismo e desinformação gerada pelas fake news.
Martini também destacou os desafios atuais que o movimento sindical brasileiro enfrenta, com ênfase na necessidade urgente de garantir a sobrevivência financeira de todos os sindicatos e na defesa da unicidade sindical. Ele concluiu suas reflexões citando o papa argentino Francisco: “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”.
Além de sua participação no encontro, Martini aproveitou a viagem para realizar uma reunião extraordinária da diretoria da FESPAM com dirigentes sindicais do Brasil, Argentina e Uruguai. O objetivo foi discutir os detalhes da organização do próximo congresso da entidade, programado para ocorrer entre os dias 4 e 6 de junho, na sede da FETIESC, em Itapema, Santa Catarina.
#FETIESC #EncontroDelegadosFabr #Argentina #Córdoba #ClasseTrabalhadora #ExtremaDireita #DireitosTrabalhistas #Brasil #Crise #Sindicalismo #DesafiosSindicais #InvestimentosPúblicos #FakeNews #UnicidadeSindical #PapaFrancisco #CongressoFESPAM