Acontece no próximo domingo, 10 de abril, a abertura do 10º Fórum Sindical Sul dos Trabalhadores nos setores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados que reúne 175 trabalhadores e trabalhadoras em entidades sindicais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Fórum acontece entre os dias 10 e 12 de abril na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema.
O Fórum é promovido pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de SC, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do RS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e Vestuário do Estado do RS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos e Curtimento de Couros e de Peles do RS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do PR e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do MS.
A abertura inicia com a apresentação das delegações no domingo a noite (10). Na segunda-feira (11) o Assessor Parlamentar do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (DIAP), André Luís dos Santos que fará uma análise de conjuntura atual das leis que tramitam no congresso, muitas delas que são contra a classe trabalhadora. Durante a tarde o Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes apresenta uma análise econômica dos setores do vestuário, fiação, tecelagem, couro e calçado e fala também sobre o Projeto da Frente Parlamentar do Setor Têxtil sob a visão dos Trabalhadores.
Já na terça-feira (12), acontecerá uma mesa redonda com as resoluções do evento anterior, uma avaliação sobre as proposições tiraras do último fórum realizado na cidade de Cianorte no Paraná para acompanhar os resultados alcançados com o evento. Ainda durante a tarde os advogados que fazem do Fórum Jurídico Sul, apresentarão a pauta unificada que é utilizada pelas entidades participantes. Logo depois, o médico do trabalho Dr. Roberto Ruiz, fala sobre um mal que assombra os trabalhadores, a lesão por esforço repetitivo (LER), os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e a depressão.
A programação de todos os dias será encerra com trabalhos em grupos sobre os temas discutidos nas palestras.