Fetiesc

ESTATUTO DO TRABALHO: Vereadora denuncia condutas antissindicais na prefeitura de Joinville

ESTATUTO DO TRABALHO

Vereadora denuncia condutas antissindicais na prefeitura de Joinville

A denúncia da Ana Lúcia Martins (PT) ocorreu durante a audiência que reuniu centenas de trabalhadores de toda Santa Catarina, em Joinville

Durante a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, realizada na última sexta-feira (29/09) em Joinville, com a presença do Senador Paulo Paim (PT-RS), a vereadora Ana Lúcia Martins (PT) – primeira mulher negra eleita na história da cidade e defensora dos direitos da classe trabalhadora – denunciou condutas antissindicais e a precarização do serviço público no município. 

Além de estar há mais de oito anos sem realizar concurso público, conforme ela, Joinville retrocede no que tange à garantia dos direitos dos trabalhadores. Conforme ela, “Tivemos uma derrota na defesa dos direitos previdenciários dos servidores e hoje existe na Câmara de Vereadores um projeto que quer atacar o sindicato dos servidores, negando o direito de os seus diretores estarem no sindicato de forma remunerada. Isso é um grande retrocesso!”, denuncia a vereadora.

Além disso, Ana Lúcia Martins, pautou na audiência que colheu sugestões para a elaboração da ‘CLT do século XXI’ a questão da igualdade racial e de gênero. Lembrou que a população negra constitui o maior número de desempregados e, consequentemente, excluídos do trabalho. “Sâo os negros que ocupam os postos de trabalho mais precarizados deste país”, denuncia. 

Logo, segundo ela, é preciso incluir a questão racial e de gênero no debate sobre o trabalho, de modo que se possa refletir sobre as condições de trabalho que essas populações historicamente excluídas do mínimo de direitos estão expostas,  de modo que verdadeiramente se possa avançar a uma sociedade justa e igualitária.

 

PARA ASSISTIR A AUDIÊNCIA CLIQUE AQUI 

#FETIESC #SenadorPaim #JusticadoTrabalho #DebateTrabalho #EstatutoDoTrabalho #FuturoDoTrabalho #Joinville #SantaCatarina #Sindicato

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc