Fetiesc

OPINIÃO:  O espírito de solidariedade da classe trabalhadora é capaz de influenciar mudanças globais

Mais uma vez, Itapema (SC) recebe congressistas vindos de diferentes regiões do Brasil, da Argentina e do Uruguai para que, em dois dias coloquem na pauta de discussões a importância da internacionalização do movimento sindical laboral 

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Idemar Antonio Martini

Presidente da FESPAM e da FETIESC

Entusiasticamente, nos preparamos para a realização de mais um congresso da Federação das Entidades Sindicais de Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose, Papelão, Cortiça e Artefatos de Papel do Mercosul (FESPAM). 

Neste ano, mais uma vez, a cidade de Itapema (SC) recebe congressistas vindos de diferentes regiões do Brasil, da Argentina e do Uruguai para que, em dois dias (04 e 05 de junho), coloquemos na pauta de nossas discussões a importância da internacionalização do movimento sindical laboral. 

Nestes tempos de neoliberalismo desenfreado, que consome a solidariedade entre os cidadãos de países do mundo e da América Latina, refletiremos sobre os desafios e anteveremos oportunidades para a classe trabalhadora advindos do processo de globalização.

Se há uma razão para nos entusiasmarmos com a realização deste congresso, é justamente dar destaque à premente solidariedade internacional entre os sindicatos. Mais do que nunca, devemos nos manter unidos no combate às práticas trabalhistas injustas que se avolumam contra nós. Tenho certeza que este espírito de solidariedade internacional nos fortalecerá, permitindo estabelecer uma resposta coordenada tanto às empresas nacionais e multinacionais quanto às políticas governamentais que afetam negativamente a nossa classe trabalhadora.

Nossa defesa intransigente dos direitos trabalhistas não pode ser esquecida, mas sim fortalecida, de modo que possamos pressionar nossos governantes por padrões trabalhistas mais elevados. Precisamos nos contrapor ao poder imensurável das empresas que atualmente financiam mudanças na legislação para afrouxá-la, em detrimento do trabalho e a favor da redução de custos e acumulação de lucros nas mãos de tão poucos.

Esta também é uma oportunidade para a troca de conhecimentos e estratégias entre as lideranças sindicais, bem como para buscarmos respostas aos desafios globais, como automação e precarização do trabalho, sem perder de vista as mudanças climáticas que constituem um desafio permanente para todos nós.

Na véspera deste evento entre trabalhadores e trabalhadoras do Mercosul, faço votos de que esta experiência se constitua em mais um motivo para enfrentarmos os desafios da globalização, buscando formas de promovermos a justiça social e proteger os direitos trabalhistas em todo o mundo. Que cada participante possa viver momentos singulares de solidariedade, defesa de direitos laborais, troca de conhecimentos e luta contra as desigualdades, fortalecendo nossa capacidade de, coletivamente, influenciar mudanças positivas em nível global.

Sejam bem-vindos todos os congressistas! A FESPAM abraça cada um de vocês!  Que o espírito de solidariedade internacional prevaleça e acalente o coração de todos nós!

#FESPAM #CongressoSindical #InternacionalizaçãoSindical #SolidariedadeInternacional #DireitosTrabalhistas #Neoliberalismo #Globalização #TrocaDeConhecimentos #DesafiosGlobais #JustiçaSocial #Trabalhadores #ClasseTrabalhadora #MudançasClimáticas #LutaSindical #Itapema #Mercosul #TrabalhoDigno #Solidariedade #DefesaDeDireitos #Desigualdades #FortalecimentoSindical #Brasil #Argentina #Uruguai

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário