Durante os dias 4, 5 e 6 de agosto de 2011 foi realizado o 5° Fórum Sindical Sul Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado. Evento que ocorreu na cidade de Cianorte no Paraná, tendo a promoção de seis federações sindicais que compõe os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O Fórum contou com a presença de mais de 150 dirigentes sindicais, contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e das federações promotoras: Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc); Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (Feticvergs); Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Sul (Fetiftrs); Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos e Curtimento de Couros e de Peles do Rio Grande do Sul; Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná (Fetiep); Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul.
O encontro que tem um caráter de formação e discussão, realizou palestras de interesse da classe trabalhadora e a definição de atividades que devem ser objeto das federações e seus sindicatos filiados.
Durante os três dias, ocorreram palestras analisando a questão da mulher no mundo do trabalho e na atividade sindical, a participação da juventude e sua importância para a sociedade brasileira e formas de melhorar a comunicação sindical. Um painel sobre a conjuntura do setor no Brasil, desafios a serem enfrentados e o foco central sobre a montagem da pauta unificada.
Este o grande tema que trouxe as tratativas do 4º Fórum Sul Têxtil realizado em 2010 na cidade de Itapema/SC, procurou elaborar um consenso entre as entidades para que os quatro estados, representados por suas federações, tenham uma pauta unificada para as negociações coletivas de trabalho para o ano de 2012.
Montagem de pauta que foi realizada com grande sucesso, contou com o apoio da CNTI, com a presença do seu presidente José Calixto Ramos e a Secretária da Mulher, Jovem e Idoso, Sônia Maria, que ponderaram a importância do evento e que a unificação da pauta tenha como objetivo futuro, não somente a região, mas todo o país.
Para além do evento, a participação do Deputado Zeca, possibilitou as primeiras negociações para que seja criada uma comissão tripartite – parlamentares, entidades empresariais e de trabalhadores – que será realizado em Santa Catarina, com o objetivo de discutir as demandas do setor e que possam ser tomadas decisões em conjunto.
Portanto, o 5º Fórum Sul Têxtil, conseguiu lograr em seus objetivos e tem dado largos passos visando à ação unitária das entidades de representação da classe trabalhadora, tendo sempre como meta, a melhoria de vida dos trabalhadores do setor têxtil, vestuário, couro e calçado da região.
POR: Reinaldo de Lima Reis Júnior Coordenador de Formação da Fetiesc
VEJA AS FOTOS ABAIXO: