Fetiesc

NEGOCIAÇÕES: FETIESC e sindicatos filiados conquistam aumentos reais de salários no primeiro quadrimestre de 2023

Todas as negociações coletivas da base da FETIESC fechadas nos meses de janeiro a abril deste ano obtiveram aumento salarial acima da inflação

Levantamento das negociações coletivas de trabalho fechadas no primeiro quadrimestre de 2023 apresentou aumento real nos salários, pisos e demais cláusulas econômicas em todas as Convenções Coletivas de Trabalho dos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC). A coleta das informações foi feita no Sistema Mediador, do Ministério do Trabalho e Emprego, e levou em consideração os instrumentos coletivos registrados, sem apurar os resultados nos Acordos Coletivos de Trabalho.

As categorias com datas-base no início do ano são as das indústrias têxteis, vestuaristas, químicas e de material plástico.  Foram registradas 22 Convenções Coletivas de Trabalho, sendo uma em janeiro, duas em fevereiro, três em março e dezesseis em abril, todas com aumento real nos pisos e demais salários das categorias e todas mantiveram as conquistas previstas nas demais cláusulas dos instrumentos coletivos.

“Os bons resultados obtidos pelos sindicatos refletem o início de uma nova era nas relações entre capital e trabalho, influenciados pela retomada da política nacional de valorização da renda dos trabalhadores, que após quatro anos, registrou aumento real no salário mínimo nacional”, avalia o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini. 

Conforme ele, os pisos salariais de Santa Catarina seguiram a mesma tendência nacional e também foram reajustados com ganho real, que na média girou em torno de 1,5% acima da inflação, nas quatro faixas salariais. “Ventos democráticos voltaram a pairar em nosso país. Políticas de valorização dos salários e de incentivo às negociações coletivas começam a refletir positivamente na vida do trabalhador”, festeja Martini.

Para o assessor jurídico, André Bevilaqua, os resultados positivos nos reajustes salariais negociados nos primeiros meses de 2023 sinalizam o início da recuperação da renda dos trabalhadores, perdida nos últimos anos. Bevilaqua também enfatiza que “já  é possível perceber, na prática, as mudanças do Governo Lula, com políticas que priorizam melhorar as condições de salário, trabalho e o resgate da dignidade da classe trabalhadora”.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc