Fetiesc

ANIVERSÁRIO: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região comemora 40 anos

Atualmente o sindicato tem base territorial em 29 municípios das regiões Carbonífera, Lagunar e do Extremo Sul Catarinense, contando com mais de 11 mil trabalhadores e dois mil associados.

Há exatamente 40 anos, no dia 05 de junho, era fundado no sul do Estado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, o qual ainda hoje se mantém na defesa dos interesses e direitos de aproximadamente 11 mil trabalhadores da categoria, em 29 municípios das regiões carbonífera, lagunar e do extremo sul catarinense.

Presidido por Carlos de Cordes, o sindicato oferece benefícios aos trabalhadores sindicalizados como assistência médica e odontológica gratuita, assistência nas rescisões contratuais, assistência jurídica, entre outros.

O Sindicato tem sede própria no centro de Criciúma e possui uma sede recreativa em Siderópolis, com piscina, campo de futebol iluminado, lago e pomar, entre outros atrativos, para atender os trabalhadores representados.

Dos 40 anos de história, Cordes avalia que “São muitos os momentos importantes de conquistas e avanços em busca de melhores salários, condições de trabalho e organização da classe trabalhadora representada”, no entanto, conforme ele, um episódio em 2007 foi marcante: “Uma grande empresa demitiu cinco dirigentes sindicais, provocando uma reação histórica. Com apoio da FETIESC, mobilizamos o movimento sindical catarinense. Paramos a empresa, com greve geral, por sete dias, até que os dirigentes sindicais fossem readmitidos”, relembra.

As comemorações pelos 40 anos iniciaram em junho do ano passado, com uma série de eventos e atos alusivos à data. Foi também criada uma marca alusiva a este novo marco e, neste ano, quatro eventos de maior dimensão foram programados: um realizado em março, quando o Departamento da Mulher do sindicato foi reativado;  outro no dia 15 de abril, quando lançou o Departamento dos Aposentados; o terceiro em 20 de maio com palestra do Dr. Milton Mendes de Oliveira e, por fim, o ato solene do dia 1º de junho, com palestras do Superintendente Regional do Trabalho, Dr. Paulo Eccel e do Desembargador da 4ª Região, Dr. Marcelo D’́Ambroso.

Nesta data festiva para a categoria, o presidente Carlos de Cordes, destaca que a importância do sindicato pode ser traduzida em 40 anos de muita história, mobilizações e conquistas salariais e de melhores condições nos locais de trabalho, além de significativos avanços sociais. “Por exemplo, nossos representados podem acompanhar, sem prejuízos aos salários, filhos menores de 14 anos ou portadores de deficiência de qualquer idade, em consultas médicas ou internações hospitalares de até 15 dias”, comemora.

Questionado sobre as suas perspectivas para o futuro do sindicato, o presidente avalia que “temos imensos desafios como buscar melhores resultados para a classe trabalhadora; alterar a conjuntura adversa de perda de direitos e conscientizar a classe trabalhadora de seu papel na sociedade”. Ademais, acredita também que “Temos convicção que nosso futuro está fortemente ligado à conscientização dos trabalhadores de sua condição de integrante de uma classe, a trabalhadora, e que sua atividade profissional é, na prática, a venda de sua própria mão-de-obra”, finaliza.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc