Primeira reunião do colegiado aconteceu nesta segunda-feira
O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), criado em 2022 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, voltou a se reunir nesta segunda-feira (31/07) para dar continuidade à estruturação do colegiado.
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC), representa os interesses dos trabalhadores tendo o seu tesoureiro, Landivo Fischer, como titular e Lucio Sebastião Schmitt, como suplente.
O Ceter foi instituído por lei estadual e reúne representantes do poder público, trabalhadores e empregadores. O objetivo do grupo é analisar, discutir, propor e acompanhar a elaboração e execução da política de trabalho, emprego e renda em âmbito estadual.
Segundo Landivo Fischer, o Conselho atuará para definir a Política Estadual de Trabalho, Emprego e Renda, apreciar e aprovar planos de ações, elaborar o regimento interno, gerir o Fundo Estadual do Trabalho e fiscalizar os recursos financeiros destinados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Estado, entre outros assuntos.
“Com mandato até 2026, a FETIESC defenderá os interesses da classe trabalhadora nas decisões para a criação de um controle social das políticas públicas de emprego, trabalho e renda”, explica Fischer, antevendo que a esse colegiado auxiliará na criação de um panorama do emprego pelo Estado, detectando as necessidades, desde a qualificação profissional para acessar as vagas disponíveis pelos contratantes até mesmo ações em benefícios dos empregadores.