Fetiesc

OPINIÃO: Lula tem razão: um grito necessário contra a atrocidade em Gaza

Em solidariedade ao líder do povo brasileiro assine o abaixo-assinado ‘Lula tem razão’ clicando aqui

Idemar Antonio Martini – Presidente da FETIESC

“Entre os fenômenos políticos mais perturbadores dos nossos tempos está o surgimento, no recém criado Estado de Israel, do Partido da Liberdade (Tnuat Haherut), um partido político estreitamente semelhante na sua organização, métodos, filosofia política e apelo social aos partidos nazistas e fascistas”. 

No cenário político global, é crucial relembrar momentos históricos que alertam sobre o surgimento de ideologias extremistas e suas nefastas consequências. Hannah Arendt, em 1948, comparou o Partido da Liberdade em Israel aos partidos nazistas e fascistas. Essa análise serve como preâmbulo para destacar a importância das recentes declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenando a atual carnificina perpetrada pelo governo de Israel contra o povo palestino desde outubro de 2023.

Ao longo de quatro meses, mais de 30 mil civis palestinos, predominantemente mulheres e crianças, perderam a vida nesse massacre em Gaza. A população palestina enfrenta deslocamento forçado e punição coletiva, relembrando táticas cruéis do passado. As forças lideradas por Benjamin Netanyahu, apoiadas por grandes potências, aprisionam milhões de pessoas em guetos, negando condições mínimas de sobrevivência, em um paralelo perturbador com a história do século passado.

Ao condenar veementemente essas ações, Lula se torna uma das vozes mais proeminentes contra a campanha militar de Israel em Gaza. Sua postura despertou a ira de líderes reacionários como, por exemplo, Netanyahu, Trump, Milei e Bolsonaro, figuras que ecoam organizações com métodos semelhantes aos partidos nazistas e fascistas, como alertado por Arendt.

A fúria de Netanyahu não se limita a Lula, mas se estende a todos que repudiam o silencioso extermínio do povo palestino, que busca terra, trabalho, pão e dignidade. Lula surge como uma resistência fundamental contra ideais fascistas que ganham espaço, promovendo guerra, distorção de fatos, mentiras, morte de inocentes e opressão.

Em solidariedade a Lula, convido todos e  todas que valorizam a vida a assinar o abaixo-assinado ‘Lula tem razão’, uma manifestação contra a barbárie em Gaza.  Que o Deus de Israel tenha misericórdia do povo palestino e que a voz de Lula se torne um grito por liberdade e paz. Saiba que a sua assinatura representa um apoio essencial na luta contra a opressão e pela justiça humanitária.

Assine o abaixo-assinado ‘Lula tem razão’ clicando aqui

#HannahArendt #LulaContraOpressão #GazaResiste #JustiçaParaPalestina #LulaTemRazão #CondenandoExtremismo #SolidariedadeComPalestina #FimDaCarnificina #PazNaPalestina #LiberdadeParaPalestina #IsraelContraHumanidade #ResistênciaContraFascismo #GritoPorLiberdade #NãoAoSilêncio #PovoPalestinoMerecePaz

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário