Fetiesc

Fetiesc apresenta o E-social para sindicatos filiados

Na última quarta-feira(18), foi realizada na Fetiesc uma palestra sobre o eSocial, um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. As informações foram passadas pelo escritório Klein Contabilidade de Joinville, com uma equipe especializada no assunto.

Foi uma manhã de muito aprendizado onde os sindicatos filiados puderam compreender esta mudança que é muito benéfica para os trabalhadores e trabalhadoras. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Está sendo desenvolvido, em conjunto, pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), pelo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelo Ministério da Previdência Social (MPS), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). E faz parte da Agenda de Ações para Modernização da Gestão Pública, conduzida pelo Ministério do Planejamento, que está sendo construída em diálogo com a Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade e o conjunto dos Ministérios.

O e-Social tem como objetivos: viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.E com este projeto a prestação das informações ao eSocial substituirá a entrega das mesmas informações em outros formulários e declarações a que estão sujeitos os obrigados ao eSocial, com padronização das informações e redução da quantidade de obrigações.

Segundo o escritório de Contabilidade Klein, o e-Social não criou nenhuma regra nova, apenas fará com que as empresas cumpram com o que determina a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ele unificou as declarações e por consequência haverá diminuição das fraudes que prejudicam os trabalhadores. Para o presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini “esta ferramenta é mais uma conquista que beneficiará os trabalhadores e trabalhadoras. Com obrigatoriedade do cumprimento da CLT é mais fácil para o sindicato e os trabalhadores (as) cobrarem seus direitos do empregador já que há o respaldo do e-social”.

Para mais informações do projeto, acesse: www.esocial.gov.br

webmaster

webmaster