Fetiesc

Milhares de pessoas participaram do Ato Público do Movida em Chapecó

Cerca de 3 mil trabalhadores (as) foram às ruas em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho

No dia 28 de abril – Dia em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho – o movimento sindical catarinense foi às ruas na cidade de Chapecó para mostrar os dados alarmantes de trabalhadores e trabalhadoras que morrem e adoecem no trabalho. A Fetiesc participou ativamente na organização do Ato Público com o Presidente da entidade Idemar Martini e o Coordenador Estadual do Movida, Sabino Bussanello em parceria com outras entidades como CNTI, UGT, CTB, NCST, CNTQ, CONTRICOM e a União Sindical de Chapecó.

O Ato Público aconteceu no centro de Chapecó e a caminhada realizou-se pela Avenida Getúlio Vargas onde se concentra grande parte do comércio da cidade.  Em seguida o movimento continuou as ações na Praça Coronel Bertaso em frente a igreja matriz. Participaram da caminhada os Deputados Estaduais do Partido dos Trabalhadores, Luciane Carminatti e Dirceu Dresch que enfatizaram em suas falas a importância do Movida e da necessidade de maior fiscalização e punição das empresas que matam e mutilam os trabalhadores (as). Estiveram presentes também os assessores do deputado federal Pedro Uczai (PT), deputado estadual Cesar Antonio Valduga (PCdoB) e do deputado estadual Neodi Saretta (PT), Coordenador e Presidente  da Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador (a) em Santa Catarina.

Movida entrega carta às autoridades

A carta do Movida lista os números de doenças e acidentes de trabalho em âmbito nacional, estadual e municipal e apresenta quinze propostas, destacando entre elas três prioridades:

  • Criar o Disk Prevenção de Acidente de Trabalho, objetivando centralizar informações e estabelecer um ranking estadual apontando as 10 piores empresas (maus exemplos) que mais causam acidentes, doenças e mortes no trabalho, em Santa Catarina;
  • Defender junto ao Ministério Público do Trabalho que as multas advindas dos Termos de Ajustamento de Conduta, sejam revertidas em campanhas de promoção e prevenção às doenças, acidentes e mortes no trabalho;
  • Exigir junto aos setores econômicos, através da Federação das Indústrias, a implantação dos Centros de Reabilitação Funcional para Trabalhadores e Trabalhadoras com problemas de saúde ocasionados por LER/DORT e transtornos psíquicos.

A Carta Documento foi entregue e protocolada no Ato Público em frente a todos participantes para o Des. do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Dr. Amarildo Carlos de Lima e para o Juiz do Trabalho Substituto de Criciúma, Dr. Ricardo Jahn que se comprometeram em dar os devidos encaminhamentos.

Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini ‘’ O Ato Público realizado em Chapecó prova que a luta pela saúde e segurança dos trabalhadores (as), não tem fronteiras ou limites de distância. Para nós do Movida é importante participar e lutar pela dignidade e qualidade de vida de todos. Chega de doenças e mortes no trabalho. Queremos trabalhar para viver, sem adoecer e morrer’’ destaca.

O Coordenador Estadual do Movida, Sabino Bussanello salienta ‘’ que este ato do Movida representa uma ação coletiva dos movimentos sociais e sindicais contra as mazelas do trabalho. Hoje quem produz a riqueza está sendo vítima da ganância patronal e empresarial sempre ávidos por lucro e produtividade, pouco se importando com o bem estar e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, basta de enriquecimento à custa do sofrimento físico e mental dos seres humanos’’, completa.

movida

 

 

Veja mais fotos na Fanpage da Fetiesc: http://migre.me/pFWfW

webmaster

webmaster