Fetiesc

Movimento sindical realiza 12° Fórum Sindical Sul Têxtil

Iniciou na tarde do último domingo, 15 de abril de 2018, a 12ª edição do Fórum Sindical Sul Têxtil que acontece nos dias 15 a 18 de abril na cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul onde o Prefeito Clainton Gonçalves prestigiou a abertura do evento. Dirigentes sindicais dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram para debater assuntos inerentes ao movimento sindical e toda a classe trabalhadora.

Na abertura o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) José Calixto Ramos enfatiza na importância de realizar trabalho de base contínuo e estar perto do trabalhador “Precisamos de muita esperança nesse momento, esperança de reverter essa situação. O que cabe a nós, dirigentes sindicais, nesse momento é levantar a cabeça e fazer um bom trabalho junto às bases e quem sabe, dessa dificuldade que estamos vivendo, surja um movimento sindicalista mais forte, novo, com mais vigor”.

O grupo de entidades sindicais que compõem o fórum batalham fortemente para que haja troca de informações entre os estados e que elas contribuam cada vez mais para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelos sindicalistas. O Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini ressalta a importância do fórum “Um evento como o Fórum Sul Têxtil, é de extrema importância para o movimento sindical, pois há 12 anos prevíamos que precisávamos estar unidos, que nós pudéssemos traçar políticas sindicais unificadas e que pudéssemos evitar o que está acontecendo hoje. Esse evento serve para que vocês, que estão aqui participando desse fórum, apliquem as ideias e encaminhamentos em suas bases. Que vocês saiam daqui fortalecidos e dispostos a lutar. Não podemos nos acovardar, temos que ir a luta para defender o futuro dos nossos filhos, nossos netos”.

Os temas debatidos nesta edição são de extrema relevância para a classe trabalhadora e entidades sindicais. O encontro aborda o custeio do movimento sindical, a participação do movimento sindical na política partidária com o palestrante Marcos Verlaine (Técnico do DIAP), o novo modelo sindical com o Desembargador do TRT/RS Dr. Marcelo José Ferlin D´Ambros, a apresentação da Pauta unificada e adequação estatutária pelo Fórum Jurídico Sindical Sul e finaliza com debates e encaminhamentos.

Na abertura o Senador Paulo Paim não pôde estar presente por ter agenda neste dia e seu assessor Pazilha da Silva falou em seu nome sobre os ataques da Câmara dos Deputados e Senado Federal à classe trabalhadora “entendemos que a importância do movimento sindical ficou nítida com a reforma trabalhista, porque eles vieram cirurgicamente atacar o movimento sindical, por que é onde o trabalhador pode se expressar através do seu sindicato, não é por acaso que esse golpe veio através da reforma trabalhista, sufocar os sindicatos para que o trabalhador não tenha mais voz”.

O Desembargador do TRT/RS Dr. Marcelo José Ferlin D´Ambros fala sobre o novo modelo sindical e questiona a urgência na aprovação da reforma trabalhista e qual a real necessidade de se fazer uma reforma. Cita que o Brasil necessita de muitas reformas urgentes, mas não precisamos de uma reforma na área trabalhista, principalmente quando esta vem para acabar com os direitos dos trabalhadores. “Uma reforma que altera somente as súmulas que dizem respeito aos direitos do trabalhador, completamente mal feita, baseada em poder e preconceito, sem credibilidade” finaliza.

Na tarde da segunda-feira (16) o Secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio falou sobre o Custeio do Movimento Sindical e as práticas antissindicais praticadas e sustentadas pelas elites econômicas contra a classe trabalhadora. Comenta que os três poderes: judiciário, legislativo e executivo trabalham contra os mais pobres e agora sustentam suas práticas na lei da reforma trabalhista.

Alerta ainda sobre a necessidade de realizar trabalho de base “o sujeito profissional é aquele que põe a profissão em ação. Quando esse profissional não põe mais a sua profissão em uso nós estamos dizendo que é um profissional inútil. Estamos vivendo um momento crítico no sindicalismo, pois quando o sujeito que exerce o papel de representar a sua categoria está sem ação, está sem movimento, como espera “mover” o trabalhador? Como espera mudar o quadro atual?” indaga.

Nesta manhã (17) o Analista Político do DIAP, Marcos Verlaine, fala sobre a atual conjuntura política, eleições e sobre o movimento sindical. Questiona, se nas próximas eleições o eleitor votará por afinidade, rancor ou acerto de contas. Pois, segundo Marcos o país passa por um momento de completa irracionalidade no debate político, com fundamentalismo jamais visto, especialmente nas redes sociais, que é um ambiente sem controle, onde as pessoas discutem política de forma irracional. Marcos acredita que nas redes sociais todos podem expor sua opinião de forma igual mesmo que ela não gere debates produtivos “o ambiente virtual eleva todos ao mesmo nível, você pode ser um catedrático do assunto que você domina, mas você “tá” igual a qualquer analfabeto político. Por isso o questionamento sobre as reais intenções de voto da população para as eleições deste ano”.

Desembargador do TRT/RS Dr. Marcelo José Ferlin D´Ambros
Analista Político do DIAP, Marcos Verlaine
Secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio
Assessor do Senador Paulo Paim – Pazilha da Silva
Presidente do STI Couro e Calçado de Parobé João Nadir Pires
Presidente da CNTI – José Calixto Ramos
Assessor Jurídico da Fetiesc Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues

 

Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini
Delegação de Santa Catarina
Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc