Fetiesc

Fetiesc discute com sindicatos a reinvenção do movimento sindical

 

Na manhã desta terça-feira, 04 de dezembro de 2018, a Fetiesc realizou um bate papo com os sindicatos dos trabalhadores de Joinville das categorias de fiação, plásticos, químicos, saúde, vestuário e metalúrgicos para discutir a reinvenção do movimento sindical.

A Reforma Trabalhista (PLC 38/2017) que entrou em vigor desde 11 de novembro de 2017 impôs um obstáculo às atividades dos sindicatos, o seu custeio foi amplamente limitado. Com a nova redação o trabalhador passa a ter que autorizar prévia e expressamente o desconto das contribuições devidas e desta forma segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a arrecadação despencou 88%. Grande parte dos sindicatos possuem assistencialismo, ou seja, disponibilizam atendimento médico com preços subsidiados pelas entidades, que se encontram em um momento de dificuldades para manter os benefícios.

Os sindicalistas se reuniram para debater alternativas para a reinvenção do movimento sindical e pela manutenção dos benefícios sociais para a classe trabalhadora. São conversas preliminares e trocas de experiências que podem resultar em um grande projeto futuramente. Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini “a reinvenção do movimento sindical passa por novas atitudes e pela unificação de forças e estruturas, potencializando a luta. Não podemos deixar o movimento sindical enfraquecido, e por isso, estamos reunidos pensando alternativas para que o movimento sindical ressurja mais forte e renovado”.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc