Fetiesc

Fetiesc reativa Núcleo da Mulher

Na sexta-feira, 26 de julho de 2019, aconteceu na Fetiesc a reunião para a reativação do Núcleo das Mulheres com o objetivo de retomar o trabalho que sempre foi desenvolvido pela entidade e que teve uma pequena pausa diante do cenário atual pelo qual o movimento sindical passa.

A reunião foi coordenada pelo Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini e pelo Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello que apresentou um vídeo para dar início ao debate sobre a realidade brasileira e o contexto pelo qual o Brasil passa nesse momento onde estão retirando direitos da classe trabalhadora. Sabino enfatiza ainda sobre a importância de haver organização no movimento sindical “o sindicato é um pilar forte da democracia e por isso é preciso fortalecê-lo para que haja resistência, organização e mobilização” e completa “é preciso discutir política, seja ela partidária ou sindical, pois a política é base da nossa vida e a razão de nossas conquistas ou derrotas. Se não fizermos política outros farão por nós e contra nós”.

Para o Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini este é o momento para trazer a mulher para ocupar o seu espaço na sociedade “os sindicatos precisam se estruturar, se adequar a nova realidade e aumentar a participação da mulher no movimento sindical, na política e incentivar para que elas ocupem espaços de poder para pensar ações voltadas às mulheres”.

Após o debate o grupo definiu estratégias para organizar o Núcleo das Mulheres Trabalhadoras da Fetiesc e farão dois encontros microrregionais, um em Blumenau e outro em Joinville onde os sindicatos que não estavam presentes nesta reunião poderão participar do debate. As trabalhadoras se reunirão novamente no final do mês de fevereiro de 2020 para organizar o Encontro da Mulher que será realizado em março de 2020.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc