Fetiesc

Fórum Sindical Sul realiza videoconferência com foco na reorganização interestadual

Na manhã desta quinta-feira, 09 de julho de 2020, foi realizada uma videoconferência do Fórum Sindical Sul com entidades e assessores jurídicos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul para debater sobre os impactos da pandemia do covid-19 nas entidades sindicais e na classe trabalhadora.

Os dirigentes sindicais expuseram a realidade de cada estado que são muito similares como o aumento do desemprego, a alta adesão das empresas para as suspensões dos contratos de trabalho e reduções de jornada e salários como também o trabalho home-office de diversos setores. Existe uma grande preocupação com o início das negociações salariais que aguardam uma melhora no cenário da pandemia para avançar nas negociações e também, elencaram as principais dificuldades ao reivindicar os direitos da classe trabalhadora neste momento.

O Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini ressalta que diante do atual cenário de perda de direitos, é preciso que o movimento sindical se envolva na política partidária “reforço aqui que as mudanças só irão acontecer quando os dirigentes sindicais se envolverem na luta política partidária e que a bancada do povo tenha maior representatividade, e consequentemente, votem contra os projetos nocivos ao movimento sindical e a classe trabalhadora”. O Assessor de Formação da Fetiesc Prof. Sabino Bussanello apresentou um quadro geral sobre a situação da pandemia em Santa Catarina e os desafios atuais: negociais, laborais, organizacionais, ideológicos e políticos. Os Assessores Jurídicos da Fetiesc Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues e Dr. André Bevilaqua participaram da reunião e contribuíram tirando dúvidas sobre a MP 936 que foi convertida em lei.

O grupo se reunirá em uma nova data para se articular em âmbito interestadual com ações coletivas frente aos desafios enfrentados pelo movimento sindical e pela classe trabalhadora que passa por um momento dramático com a perda dos empregos e a precarização das relações de trabalho.

webmaster

webmaster