Fetiesc

Fetiesc realiza webinar sobre mulheres e a pandemia

 

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), realizou uma webinar – palestra por videoconferência – gratuita e aberta ao público na quarta-feira (18), às 16h. Com a pandemia, muitas mulheres perderam seus empregos e, além disso, houve um aumento das ocorrências de violência contra a mulher.

A webinar “Desafios do isolamento: mulheres e a pandemia” contou com a exposição da companheira Clair Castilhos, e a participação da Advogada Dra. Dilma Marquetti e a Psicóloga Policial Bianca Sabine Utpadel.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini comenta sobre o objetivo da webinar “é preciso mostrar para as mulheres o quão importante é ocupar os espaços de poder na sociedade para que a pauta das mulheres seja debatida por quem vive a realidade de ser mulher” e completa “nós queremos dar voz às mulheres e incentivar a sua participação na política para que haja representatividade em todos os setores da sociedade”.

A palestrante Clair Castilhos ressalta a longa luta das mulheres e as mais diversas opressões sofridas. Comemora ainda o aumento do número de vereadoras eleitas na última eleição “nós mulheres, temos demandas próprias, específicas e iremos avançar quando ocuparmos as instâncias de decisão, as Câmaras de Vereadores e Deputados dentre outros” e completa “estamos avançando apesar do atraso do Governo Federal, mas resistiremos e mostraremos nossa presença no mundo”.

A Advogada Dilma Marquetti comentou sobre o aumento dos atendimentos em seu escritório relacionados aos diversos tipos de auxílio, pois as agências do INSS estão atendendo de forma online e há muitas dúvidas das trabalhadoras. A Psicóloga Policial Bianca Sabine Utpadel realiza atendimento às vítimas de violência e destacou que muitas mulheres não se dão conta de que estão envolvidas em uma relação tóxica e abusiva. A Polícia Civil de Santa Catarina recebe denúncias via WhatsApp (48) 9 8844 0011 e também é possível registrar um boletim de ocorrência diretamente no site www.delegaciavirtual.sc.gov.br

A webinar foi prestigiada por trabalhadoras de todo o Estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc