Fetiesc

Fetiesc entrega Rol de Reinvindicações ao Sindicato patronal dos Químicos de Joinville.

No dia 26 de julho deste ano (segunda-feira), a equipe jurídica da Fetiesc se deslocou até Joinville e efetuou a entrega do Rol de Reinvindicações ao Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Joinville e Região, dado a proximidade do término da Norma Coletiva de Trabalho em vigor (31.07.2022).

Nesta negociação estarão inseridos, além da atividade química e farmacêutica, os trabalhadores nas indústrias de artefatos de borracha, todos com data base em agosto de cada ano.

Participaram da reunião, os advogados da Fetiesc, Dr. André Bevilaqua e Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues e o dirigente Lúcio Sebastião Schimitt (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico, Plástico Descartáveis e Flexíveis, Químicas, Farmacêuticas, Vidros e Cristais de Biguaçu e Região – SINTIBLABI). Ressalta o dirigente Lúcio que tal rol de reivindicações “foi devidamente discutido nas Assembleias Geral Extraordinárias realizadas pelos diversos Sindicatos que integram a Campanha Salarial Unificada do Setor Químico e Farmacêutico de Santa Catarina, com a coordenação da Fetiesc e expressa as necessidades mínimas de nossos representados que almejam reajuste salarial digno e compatível com o momento atual, de extrema dificuldade em razão do descontrole inflacionário e a mantença das condições de trabalho adequadas”.

Dentre as funções de caráter social dos sindicatos, se destaca aquela que é representar os trabalhadores nas negociações coletivas e das demais relações pertinentes ao desempenho do trabalho laboral.

O sindicato tem o papel de proteger os trabalhadores de sua categoria e neste caminho está a conquista de melhores salários e condições de trabalho. Esta função social está prevista expressamente no art. 513, da CLT, que indica como prerrogativas dos sindicatos: representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da respectiva categoria e celebrar contratos coletivos de trabalho.

A primeira reunião de Negociação Coletiva será agendada logo após a divulgação do INPC/IBGE referente a correção dos salários com data base em agosto.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc