Fetiesc

Plenária da Fetiesc em Brusque recebe oito candidatos às Eleições 2022

Evento recebeu o apoio do Fórum Sindical de Brusque e candidatos assinaram a Carta de Compromisso com a classe trabalhadora

O município de Brusque recebeu na tarde de quinta-feira, 25 de agosto, Plenária de Organização e Mobilização Política organizada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc). O evento recebeu o apoio do Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região (Fórum Sindical) e de Federações.
Realizado no Auditório Luiz Carlos Groh do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Brusque (Sintrafite), o encontro reuniu dirigentes sindicais de diversas cidades da região do Vale do Itajaí. Foi a segunda plenária regional realizada pela Fetiesc neste mês de agosto, sendo a primeira no município de Joinville na quarta-feira, 24.
O assessor de Formação da Fetiesc, professor Sabino Bussanello, fez a leitura da Carta Compromisso logo após a abertura dos trabalhos e, em seguida, os candidatos foram ouvidos por ordem de sorteio. Cada candidato teve nove minutos para sua explanação e mais um minuto para considerações finais. Todos os candidatos ouvidos, assinaram a Carta Compromisso, que lista cinco pontos e bandeiras que são relevantes ao movimento sindical e aos trabalhadores de Santa Catarina, relacionados à democracia; à reversão das Reformas Trabalhista e Previdenciária; à Defesa do Movimento Sindical autônomo, livre e independente; à Reforma Tributária Progressiva; e à Luta pela implantação de Políticas Públicas de incentivo aos setores industriais e às empresas públicas.
O primeiro candidato a ser ouvido foi Claudio Vignatti (PSB), que nessas eleições disputa uma vaga como deputado federal. Em seguida foi a vez da candidata à deputada estadual, Luci Choinacki (PT). Afrânio Boppré (PSOL) candidato a senador, foi o terceiro a fazer uso da palavra. Na sequência, foi a vez do candidato a deputado federal Osvaldo Mafra (Solidariedade), fazer suas considerações. Paulo Roberto Weiss (PSB) candidato a deputado estadual, foi o quinto a ser ouvido durante o evento. José Fritsch (PT) suplente do candidato à reeleição senador Dário Berger (PSB), também participou do evento e foi ouvido pelos participantes. Paulo Roberto Eccel (PT) candidato a deputado estadual, foi o penúltimo a ser ouvido na Plenária, seguindo a ordem de sorteio. O candidato a deputado estadual Valmor de Paula (PT), fez uso da palavra na sequência, finalizando o momento de falas dos candidatos.
O presidente do Sintrafite, Anibal Boettger, sindicato anfitrião do evento, classificou o momento como importantíssimo para os dirigentes sindicais e para toda classe trabalhadora. “Temos aqui diretores e diretoras dos sindicatos, comprometidos com a classe trabalhadora, para ouvirmos em conjunto os candidatos da nossa região e também a nível estadual. Eles nos passaram um atual panorama da atual conjuntura do país, da situação política e social, reiterando seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras e com todo o povo brasileiro. Para nós é um motivo de alegria sermos anfitriões desse evento da nossa Federação e oportunizar a todos de ouvir estes oito candidatos”, frisou.
A coordenadora do Fórum Sindical, Marli Leandro, enalteceu a importância da Plenária da Fetiesc no município de Brusque. “O momento de Eleições em nosso país é algo crucial para toda população brasileira. Ter a oportunidade de ouvir, ao lado de tantas entidades, dirigentes sindicais e colegas da região, os candidatos que estão pleiteando uma vaga seja no Senado, na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa, é de suma importância, porque é um momento de decisão. É chegada a hora de avaliarmos as propostas, pois entendemos que será uma disputa de projeto e a classe trabalhadora precisa estar atenta a qual projeto vai depositar seu voto, que tipo de projeto quer para o seu país, estado, cidade e região. Esse tipo de debate vem para somar e para mostrar um pouco daquilo que nós precisamos ter para decidir, no dia das eleições”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini, esta segunda Plenária de Mobilização realizada na regional de Brusque vem para cumprir o que todos os sindicatos filiados à federação solicitaram. “Este segundo seminário superou nossas expectativas. Foi muito importante a presença desses oito candidatos e temos certeza de que este evento possibilita a todos os trabalhadores saberem que têm em suas escolhas pessoas comprometidas com a classe trabalhadora”, comentou.
“Esta plenária não termina aqui, ela continua, pois cada um que participou deverá dar continuidade às suas atividades no propósito que foi encaminhado aqui, ou seja, de conversar com a sociedade sobre o Brasil que queremos: mais justo, mais fraterno e igualitário, diferente do que vemos hoje, um país cheio de ódio”, reforçou Martini.
As próximas Plenárias de Mobilização da Fetiesc serão realizadas na segunda e terça-feira, 29 e 30 de agosto, em Criciúma e Caçador, respectivamente.
Para o professor Sabino Bussanello, o encontro realizado em Brusque representa uma conquista muito grande para classe trabalhadora, em esclarecer os diferentes pontos de vista e plataformas eleitorais. “Estamos em um momento oportuno, onde a sociedade brasileira, precisa conhecer quais são os candidatos sérios e honestos que defendem o trabalhador, que é quem trabalha, quem produz, quem gera riqueza no nosso pais. Tivemos oito candidatos aqui hoje em Brusque, 14 ontem em Joinville e seguimos para as próximas Plenárias. Penso que é de extrema valia para o conjunto da classe trabalhadora se mobilizar, esclarecer e exercer seu poder de cidadania, que é o de votar de forma correta, que é o de garantir no seu espaço parlamentar alguém que de fato represente o seu sonho, a sua esperança e a sua transformação de vida”, complementou.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc