Fetiesc

Fetiesc sedia 14ª edição do Fórum Sindical Sul

Aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2022, a 14ª edição do Fórum Sindical Sul, na sede da Fetiesc, em Itapema. A última edição do evento foi realizada em 2019 na cidade de Cianorte no Estado do Paraná, e por consequência da pandemia da covid-19, o encontro presencial foi retomado em 2022. O evento reuniu cerca de 100 trabalhadores e dirigentes sindicais dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em função das restrições impostas em virtude da pandemia oriunda da COVID19, o trabalho das entidades que integram o Fórum Sindical Sul continuou sendo desenvolvido, com apoio da tecnologia, de forma online. Foram realizadas diversas palestras e aulas de aprofundamento com debates por videochamada durante estes dois anos em que o evento não pode ser realizado presencialmente.

A programação desta 14ª edição do Fórum Sindical Sul trouxe em sua abertura, 08 de setembro, a presença do Senador Dário Berger (PSB) de Santa Catarina e do Senador Paulo Paim (PT) do Rio Grande do Sul, oportunidade em que os dois parlamentares discorreram acerca da composição das forças do Congresso Nacional e a importância do envolvimento do movimento sindical na política partidária. Em suas falas os senhores Senadores da República enfatizaram a necessidade urgente de mudanças na composição do poder legislativo para que seja freada esta onda de ataques contra a classe trabalhadora como a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, a terceirização que retiraram direitos conquistados há décadas.

À tarde, o Excelentíssimo Desembargador Dr. Marcelo D’Ambroso, do TRT da 4ª Região – RS, explanou sobre a revisão das contrarreformas: a experiência da Espanha e Portugal. Expos o ilustre Desembargador que “as reformas foram defendidas com os argumentos de que, diminuir a rigidez das normas trabalhistas permitiriam que as empresas fossem mais competitivas, teriam mais eficiência econômica e que gerariam mais empregos. Na prática, as reformas diminuíram ainda mais os direitos e aumentaram o número de trabalhadores na informalidade”. No Brasil, “as reformas aumentaram o número de trabalhadores na informalidade, sem carteira assinada e sem direitos garantidos”.  O Desembargador Dr. Marcelo D’Ambroso vislumbra a possibilidade de revisão da reforma trabalhista brasileira uma vez que o governo federal de esquerda e que o movimento sindical trabalhe para que isso seja possível.

No dia 09 de setembro, o Assessor de Formação da Fetiesc Prof. Sabino Bussanello destacou dados e informações importantes em sua apresentação sobre o “Sindicalismo no fio da navalha” onde apresenta os ataques aos direitos dos trabalhadores e as tentativas de enfraquecimento das entidades sindicais.  Sabino ainda comenta como que “as reformas impactaram a vida dos trabalhadores e a importância do movimento sindical se inserir na política, votando em candidatos que defendam a pauta da classe trabalhadora para que haja esperança de reverter este pacote de ataques ao movimento sindical e aos trabalhadores”.

Na tarde da sexta-feira, José Reginaldo Inácio (Secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI) e Sônia Maria Zerino da Silva (Secretária para Assuntos de Trabalho da Mulher, Idoso e da Juventude da mesma Confederação), entidade sindical de 3º grau e com sede em Brasília, discorreram sobre o Papel da CNTI na Organização Política dos Trabalhadores em Nível Nacional e a Confederação está realizando reuniões, a exemplo da Fetiesc, oportunidade que apresenta às diretorias das entidades filiadas uma sequência de palestras em diversas regiões do Brasil e esta é a segunda edição da região sul.

A 15ª edição do Fórum Sindical Sul acontecerá no Estado de Mato Grosso do Sul, na segunda quinzena de outubro de 2023.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc