Fetiesc

Fetiesc celebra 70 anos de existência em evento marcado por homenagens

Solenidade aconteceu no dia 9 de dezembro, na sede, em Itapema

A Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) celebrou seus 70 anos de existência em solenidade realizada na noite do dia 9 de dezembro, na sede, em Itapema, com as presenças de várias lideranças importantes durante essa trajetória, que foram homenageadas com troféus. Comandado pelo assessor jurídico, advogado Jairo Leandro Luiz Rodrigues, o cerimonial resgatou especialmente o último período em que assumiu a entidade a Chapa “Renovação”, grupo que tomou posse em 14 de junho de 1988, tendo como principais linhas de ação a formação sindical, o incentivo à criação de novas entidades sindicais de trabalhadores no estado, além das participações da mulher e da juventude trabalhadora no movimento sindical e a inserção da Federação no processo partidário. Várias liderança que passaram pela Fetiesc em todos esses anos e já estão em outro plano da existência foram lembradas durante a fala de Jairo Leandro.

A partir de 1988, a Fetiesc passou a atuar de maneira decisiva na defesa da classe trabalhadora, estando presente em congressos nacionais, seminários, encontros estaduais, cursos de formação e negociações coletivas de trabalho e nas mais diversas manifestações de massa pelo país. Seguindo o desafio de participar do processo eleitoral partidário, a Fetiesc esteve na frente do lançamento de candidaturas ligadas à esquerda, como as de Afrânio Bopré e Francisco Küster para Deputados Estaduais e de Milton Mendes de Oliveira e João Cardoso para Deputados Federais, entre outras, até culminar na eleição de seu assessor de Formação, professor Sabino Bussanello, a prefeito do Município de Itapema, de 2006 a 2012, quando a Fetiesc comemorava seus 60 anos de existência e de lutas. Sabino realizou uma das mais exitosas administrações no campo social, econômico e turístico.

Atual presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini enalteceu em seu discurso a unidade do movimento sindical e destacou que “o que o entusiasma é o produzir um pouco mais, sempre”. Martini citou as principais lutas da Fetiesc, como a equiparação salarial entre homens e mulheres – “uma luta incansável” – e a inserção da juventude trabalhadora na luta sindical. Ex-juiz classista, o presidente da Fetiesc agradeceu aos colegas da diretoria, aos funcionários da federação e ao Fórum Sul Têxtil, além de dedicar agradecimento especial ao advogado Edésio Franco Passos (falecido aos 77 anos, em 9 de agosto de 2016), uma das suas referências políticas e profissionais, fundador do Partido dos Trabalhadores e vítima da ditadura no país. Martini citou uma frase do competente advogado trabalhista Edésio Passos: “Nunca faça nada esperando reconhecimento”.

Representatividade e ações

A Fetiesc mantém a permanente mobilização e organização de suas 44 entidades sindicais filiadas em Santa Catarina, representando aproximadamente 400 mil trabalhadoras e trabalhadores (53% são mulheres e 47% homens). Para se ter uma ideia, somente em 2022 foram realizados 227 eventos presenciais, reunindo nada menos do que 8.962 dirigentes participantes, em todos os cantos do estado.

Entidade reconhecida em níveis municipal, estadual, nacional e até internacionalmente, a Fetiesc foi idealizadora do Fórum Sindical Sul Têxtil, que reúne os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, além de Santa Catarina e que deve realizar em março do próximo ano o seu 15º Congresso, na cidade de Campo Grande (MS). A Fetiesc também esteve na linha de frente da criação do Fórum Sindical Sul dos Papeleiros (RS-SC-PR), trabalha ativamente na defesa da Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense, através do Movida, e contra a violência à mulher, além de ter um trabalho voltado à organização da Juventude Trabalhadora.

Discursos exaltam o trabalho da Fetiesc

“A Fetiesc traz em si a essência da relação capital-trabalho e faz parte do crescimento de Itapema”, discursou o vice-prefeito de Itapema, João Luís Emmel, presente à solenidade alusiva aos 70 anos da Federação. O representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico (CNTQ), João Sérgio Ribeiro, ex-diretor da Fetiesc agradeceu o aprendizado que a Federação lhe proporcionou, “ao lado de pessoas que lutam”. A representante de Mato Grosso do Sul no Fórum Sindical Sul Têxtil, Cleoni Bortolli Salviano, também agradeceu pela inclusão do seu Estado, após seis anos de um projeto “idealizado pela Fetiesc”. O Fórum Sul possui aproximadamente 500 mil trabalhadoras e trabalhadores na base.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), Marcelo José Ferlin D’Ambroso destacou que “a Fetiesc está sempre na luta pela emancipação da classe trabalhadora”. Já o advogado trabalhista Divaldo Luiz de Amorim disse que a sua carreira profissional se confunde com a história da Fetiesc e lembrou da importância do advogado Edésio Franco Passos nessa trajetória de lutas e conquistas para o movimento sindical. Representando o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Florianópolis, a desembargadora Quézia Gonzalez destacou que “mais importante do que as leis é a luta pela concretização dos direitos e a Fetiesc, nesses 70 anos de defesa da classe trabalhadora, faz com que isso aconteça”.

Reconquista dos direitos violados

Presidente do Departamento Têxtil da Fetiesc, Valmor de Paula insistiu na necessidade de revogação das Reformas Trabalhista, instituída no governo Michel Temer, e Previdenciária, no governo Jair Bolsonaro. “A reforma trabalhista tem que ser revista, porque a sociedade não foi ouvida” e o nosso segundo desafio é a reforma previdenciária: quem contrata uma mulher com mais de 50 anos ou um homem com mais de 60 anos?”, indagou Valmor, lembrando das tantas vezes em que os dirigentes sindicais dos trabalhadores foram atacados com tiros de balas de borracha, enquanto se manifestavam pelos direitos da classe trabalhadora e comparou com os recentes bloqueios de rodovias feitos por militantes de extrema direita que pedem a volta da ditadura no país: “Por que nada se faz para impedir os bloqueios?”, questionou.

Presidente do Departamento Químico da Fetiesc, Carlos Henrique Radun lembrou dos muitos desafios que o movimento sindical terá que enfrentar, “mesmo com a eleição de Lula Presidente”, e agradeceu à Fetiesc que “sempre estende o seu braço em socorro às entidades sindicais”. Secretária da Mulher da Fetiesc, Elfi Lemke disse que “se a mulher trabalhadora avançou em seus direitos é muito pelo trabalho desenvolvido pela Fetiesc na formação das mulheres e na representatividade dentro das entidades sindicais”, o mesmo destaque dado pela Secretária Adjunta da Juventude, Carin Volles Gustmann. Ao final da solenidade, os convidados foram recepcionados com um jantar, no Restaurante anexo à Fetiesc.

Uma vida dedicada à defesa da classe

Edésio Franco Passos foi um dos símbolos da luta pela liberdade democrática e ativo militante na resistência à ditadura civil-militar no Brasil. Durante 53 anos, advogou no Paraná e em Santa Catarina na defesa da classe trabalhadora, pelo direito à moradia, assessorando inúmeras entidades sindicais e movimentos populares. Jornalista e advogado, Edésio foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi Deputado Federal de 1991 a 1994, um dos artífices da Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de ter exercido a função de diretor-administrativo da Itaipu Binacional nos governos de Lula e Dilma. Edésio faleceu de uma parada cardíaca, em 9 de agosto de 2016, aos 77 anos. Sua esposa e companheira de lutas, Cleoci Aparecida Machado esteve presente e foi uma das homenageadas durante a solenidade que marcou os 70 anos da Fetiesc.

Breve histórico da Fetiesc

A Fetiesc (Federação dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina) foi fundada oficialmente no dia 12 de dezembro de 1952, através da união de 16 Sindicatos de Trabalhadores. Atualmente, congrega 46 entidades filiadas das mais diversas categorias e representa aproximadamente 400 mil trabalhadoras e trabalhadores.

Sua primeira diretoria provisória foi presidida por Carlos Bicocchi, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Florianópolis e que também foi eleito seu primeiro presidente, em 14 de fevereiro de 1953. A primeira sede da Fetiesc foi em Florianópolis, na Rua Tenente Silveira, 76. A transferência para Meia Praia, em Itapema, aconteceu na década de 80.

Lutas e Conquistas

A Fetiesc continua fiel ao seu propósito de ampliar e defender os direitos da classe trabalhadora de Santa Catarina, atuando decisivamente na criação e organização do Movida – Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora – tendo ativa participação na conquista e nas negociações pelo reajuste anual do Piso Salarial Estadual, regulamentado em 2010.

A Fetiesc também foi a primeira entidade de trabalhadores a instituir a cota de 30% de mulheres em sua diretoria e há 16 anos criou o Departamento da Mulher, transformado em Secretaria alguns anos depois. Outra importante iniciativa da Federação é o apoio à Juventude Trabalhadora, através de cursos, gincanas, atividades de lazer e de formação política sindical. A formação sindical, aliás, é uma das ações permanentes e de maior destaque da atual diretoria da Fetiesc.

Presidentes da Fetiesc

Carlos Bicocchi – 23/08/52 a 14/02/53

Carlos Bococchi – 14/02/53 a 5/03/55 (eleita)

Carlos Bicocchi – 5/03/55 a 6/04/55

Cristaldo Araújo (interventor) 6/04/55 a 12/08/56

Dalmiro de Almeida Costa (Junta Governativa) 12/08/56 a 15/03/57

Hermes Corrêa de Mendonça – 15/03/57 a 15/03/59

Hermes Corrêa de Mendonça – 15/03/59 a 15/03/61

Avelino da Silva – 15/0361 a 15/04/63

Getúlio Reimes – 15/-4/63 a 01/07/64

Paschoal Ferreira da Costa – 01/07/64 a 15/04/65

Antônio de Oliveira Silva – 15/07/65 a 31/12/66

Paschoal Ferreira da Costa – 01/01/67 a 15/04/67

Nilton Vieira – 15/04/67 a 13/10/72

Ary Schubert – 23/10/72 a 19/06/73 (Junta Governativa)

Ary Schubert – 23/10/73 a 04/04/73 (Junta Governativa)

Ary Schubert – 04/04/73 a 19/06/73 (Junta Governativa)

Ary Schubert – Ary Schubert – 19/06/73 a 25/03/76

Mário Schmidt – 25/03/76 a 19/06/76

Mário Schmidt – 19/06/76 a 31/08/77

Mário Schmidt – 01/09/77 a 17/06/82

Em abril de 1980 o presidente Mário Schmidt morre em um acidente aéreo da TransBrasil

Mário Kuhn – 18/06/82 a 17/06/85

Mário Kuhn – 18/06/85 a 17/06/88

21ª diretoria – Idemar Antônio Martini – 17/06/88 a 13/06/91

E permanece na presidência até os dias de hoje (dezembro de 2022)

Atual diretoria da Fetiesc 2021-2026

Cargo Nome
Presidente: Idemar Antonio Martini
1ª Vice-Presidente: Carlos de Cordes
2º Vice-Presidente: Vivian Kreutzfeld
Secretário Geral: Ednaldo Pedro Antonio
1º Secretária: Rosane Sasse
2ª Secretário: Jocil Pedro Pereira
Tesoureiro Geral: Landivo Fischer
1º Tesoureira: Marli Leandro
2º Tesoureiro: Gerson Cipriano
Secretário de Formação Sindical: Valmor de Paula
Secretária Adj. de Formação Sindical: Zeli da Silva
Secretário Jurídico e de Negociações Coletivas: Altair Stofela
Secretário Adj. Jurídico e de Negociações Coletivas: Carlos Alexandre Maske
Secretária de Juventude: Leila Oliveira Silva
Secretária Adjunta de Juventude: Carin Volles Gustmann
Secretário de Saúde do Trabalhador: Gabriel Fantin
Secretário Adj. Saúde do Trabalhador: Sebastião Nélio da Costa
Secretário de Habitação: Carlos Henrique Radun
Secretário Adjunto de Habitação: José de Andrade
Secretária da Mulher: Elfi Lemke
Secretária Adj. Mulher: Stephania Frainer Furlani
Cargo Nome
Diretoria – Suplente Lúcio Sebastião Schmitt
Pedro Flores de Oliveira
Hamilton de Lima
Vilma Wenceslau
Antonio Valdoir Barbosa
Primitivo Dias da Silva Netto
Berta de Oliveira
João Brasil
Jorge Marques Bittencourt
Conselho Fiscal – Efetivo Edvino Holz
Pedro Paulo de Oliveira
Valdírio Vanolli
Conselho Fiscal – Suplente Geraldo Vieira Lopes
Júlio José Rodrigues
Jorge Roberto Medwed
Delegado Representante Junto à CNTI – Efetivo Gildo Antonio Alves
Egbert José Klein
Delegado Representante Junto à CNTI – Suplente José Pedro Soares
Rosana Quintino Pereira

Texto: Sérgio Homrich 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc