Fetiesc

FETIESC REPUDIA ATOS TERRORISTAS DOS GOLPISTAS EM BRASÍLIA

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA – FETIESC, através de seu Presidente, representando as entidades sindicais que congregam cerca de 300 mil trabalhadores e trabalhadoras nas indústrias do vestuário, couro e calçados, fiação e tecelagem, papel, química e plástica, cerâmica de louça, pó e pedra e vidros repudia e considera intolerável os atos terroristas ocorridos no dia, 08 de janeiro de 2023, em Brasília com a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

A escalada autoritária e os crimes cometidos por golpistas afrontam a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito, requerendo uma resposta contundente das autoridades competentes, instituições e de todo o aparato do Estado Brasileiro. Tais crimes e ações não coadunam com a democracia e muito menos com a postura de civilidade e cidadania.

As autoridades competentes devem mover todos os esforços para identificar e punir, de acordo com a lei, todos os envolvidos – invasores, planejadores e financiadores -, bem como os atores políticos propagadores do ódio, do vandalismo e atitudes golpistas da extrema direita no Brasil.

A sociedade civil e a classe trabalhadora não poderão tolerar e nem arcar com os prejuízos destes atos de vandalismo cometidos pelos golpistas. Por isso, reiteramos o total apoio à decisão do Presidente Lula de decretar intervenção federal no Distrito Federal, que foi omisso e conivente com os atos de barbárie.

A Fetiesc junta-se às demais organizações da sociedade comprometidas com a defesa do Estado Democrático de Direito, o respeito ao patrimônio público e o resultado do processo eleitoral de 2022, que atestou a vontade popular e da maioria do povo brasileiro.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc