Fetiesc

Fetiesc prestigia encontro regional das mulheres São Bento do Sul e Saudades

Os sindicatos filiados à Fetiesc estão dando sequência ao calendário de encontros regionais das mulheres trabalhadoras, em alusão ao 08 de março – Dia Internacional da Mulher.

São Bento do Sul

No sábado, 11 de março, aconteceu a regional na cidade de São Bento do Sul, na sede do STI Cerâmica de São Bento do Sul que realizou o evento juntamente com o STI Fiação de São Bento do Sul e STI Papel Rio Negrinho, STI Papel Três Barras.

O Tesoureiro Geral da Fetiesc Landivo Fischer e o Assessor Jurídico Dr. André Bevilaqua prestigiaram o encontro juntamente com a Secretária da Mulher, Elfi Lemke. O encontrou reuniu aproximadamente 90 mulheres trabalhadoras dos três sindicatos que debateram sobre o tema “Ações efetivas de combate ao feminicídio” com as palestrantes Luiza Beckhauser Mallon – Procuradora Jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul e Campo Alegre/SC e Delair Teixeira – Psicóloga e Neuropsicóloga.

Para o Tesoureiro Geral da Fetiesc Landivo Fischer, comenta sobre o evento “o encontro teve uma participação expressiva das mulheres trabalhadoras das categorias e foram tratados de assuntos de extrema relevância que mesmo após anos de luta continuam existindo em nossa sociedade como a violência contra a mulher, a desigualdade salarial e de gênero” e completa “o evento abordou também sobre o envolvimento das mulheres na política partidária e como isso é importante para evoluir nas conquistas dos direitos para uma sociedade mais igualitária”.

O Presidente do STI Fiação de São Bento do Sul Djonathan Hubner avalia “primeiramente quero agradecer a Fetiesc e a Secretaria da Mulher, por esta iniciativa e pelos temas levantados como o enfrentamento à violência contra a mulher e a inserção da mulher na política partidária. Esses temas tem que ser debatidos para mudar a cultura machista da sociedade”. A Presidente do STI Papel de Rio Negrinho, Cintia Ronska comenta “Meu sentimento é de gratidão por poder proporcionar às mulheres um momento como este, para que elas possam vir e estar junto ao meio sindical onde elas se divertem e ainda saem com muitos conhecimentos e auto ajuda, aos poucos vamos resgatando um a um com muito respeito e dedicação sempre para melhor atender nossos trabalhadores”. O Presidente do STI Cerâmica São Bento do Sul Luiz Estadeu Bibow comenta sobre o encontro “é muito gratificante realizar um evento com tamanha grandeza no sentido de alertar e orientar as mulheres para se defender do machismo, do feminicídio e da violência física e moral. Foi uma tarde ótima e de muita informação. Vamos repetir o encontro no próximo ano”.

Além da palestra, os sindicatos ofereceram um coffee break e a atração de standup Palhaço Bileco.

Saudades

Aconteceu também no dia 11 de março, a regional de Chapecó que foi realizada na cidade de Saudades. O Presidente da Fetiesc Idemar Antônio Martini e o Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello estiveram presentes no encontro que reuniu cerca de 150 mulheres trabalhadoras.

O tema do encontro foi “As conquistas da Mulher nos espaços da sociedade” e teve a participação da Deputada Estadual Luciane Carminatti (PT) que é professora, mãe e tem uma grande trajetória na política catarinense e na luta pelos direitos das mulheres.

O Presidente do STI Vestuário de Chapecó, Sebastião Nélio da Costa avalia “na nossa avaliação foi um ótimo evento, muitas trabalhadoras atenderam ao chamado do sindicato para estar presente no encontro e participaram ativamente. A palestrante Deputada Estadual Luciane Carminatti trouxe muitos dados e reforçou a importância de as mulheres conquistarem espaços, não somente na vida política, mas em todos os espaços da sociedade” e finaliza “o evento foi muito bom e reforçou a importância do sindicato na vida das mulheres e dos trabalhadores”.

O Presidente da Fetiesc Idemar Antônio Martini comenta sobre o encontro “a presença da Deputada Federal Luciane Carminatti é inspiradora para as mulheres trabalhadoras que puderam observar o quão desafiador é para uma mulher ocupar os espaços de poder da sociedade, e ao mesmo tempo, compreender a importância de ter mulheres que estão à frente das tomadas de decisões voltadas às próprias mulheres pois somente quem vive na pele sabe quais são as suas maiores dificuldades”.

Próximas regionais:

16 de março – Encontro Regional das Mulheres em Campos Novos

17 de março – Encontro Regional das Mulheres em Timbó Tema: Ações efetivas de combate ao feminicídio

25 de março – 21º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da Fetiesc Tema: “A Inserção e participação das mulheres trabalhadoras na luta sindical e política partidária”.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc