Fetiesc

Departamento Têxtil e Vestuário realiza reunião em Pomerode

Dirigentes de 16 entidades sindicais filiadas à Fetiesc participaram, na tarde do dia 16 de maio, da reunião mensal do Departamento Têxtil e do Vestuário. A reunião, coordenada pelo dirigente José Pedro Soares, do STIVestuário de Jaraguá do Sul e Região, aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Pomerode, e debateu a presença do Departamento no 19º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Vestuário e Calçado do Plano da CNTI, que acontece de 27 a 30 de julho, na em Luiziânia/GO, na Confederação dos Trabalhadores na Indústria.

A reunião do Departamento Têxtil e do Vestuário abordou ainda os resultados positivos do Ato Público promovido pelo Movida (Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense), realizado dia 28 de abril, em Joinville, com participação de mil trabalhadores e trabalhadoras. Segundo avaliação dos dirigentes, o próximo Ato deverá acontecer em Florianópolis, com fechamento completo da Ponte Colombo Salles. O Ato precisa mobilizar a comunidade, mesmo que cause transtornos à comunidade, para que surta resultado político esperado.

Custeio do movimento sindical

A Fetiesc deve enviar, nos próximos dias, ofício ao futuro ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Antônio José Barros Levenhagen, pela sua firme posição em defesa da manutenção do custeio das entidades sindicais pelos próprios trabalhadores. Atual vice-presidente do TST, Levenhagen escreveu recentemente seu posicionamento favorável a que as entidades sindicais possam contar com a contribuição assistencial de todos os trabalhadores e trabalhadoras, associados ou não, em favor do seu Sindicato representativo. “Somos 43 sindicatos filiados à Fetiesc e mais de 250 mil trabalhadores de SC representados e precisamos registrar nosso apoio às ideias do novo ministro”, justificou o coordenador do Departamento Têxtil e do Vestuário, José Pedro Soares.

Eleições 2014

O Centro de Educação Sindical da Fetiesc, em Itapema, sedia o Encontro Regional sobre Política e Estado, nos dias 29  e 30 de maio, numa promoção da Secretaria Regional da CNTI, com apoio da Federação Interestadual dos Mineiros e da Fetiesc. Os dirigentes do Departamento Têxtil e do Vestuário já confirmaram presença.

No Encontro serão debatedores: o secretário de Educação da CNTI, José Reginaldo Inácio, que vai abordar a pesquisa realizada pela CNTI “Perfil do(a) dirigente sindical, sua opinião e diagnóstico de sua percepção crítica e seu conhecimento acerca da realidade política e social”; “A participação do sindicalismo no proceso eleitoral: desafios, consequências e perspectivas, o processo decisório nas estruturas de poder e a participação sindical como determinante para a realidade social” será o tema a ser desenvolvido pelo assessor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar); Já o tema “Cenário Político nacional: o estado da economia e da popularidade governamental como determinantes no processo eleitoral” será abordado por um professor do Laboratório de Pesquisa em Comportamento Político da UnB. O encerramento está previsto para as 11h30min do dia 30 de maio.

Dissídio Coletivo

Sem possibilidade de acordo com o sindicato patronal, os quatro Sindicatos reunidos na Campanha Salarial Unificada de 2014 decidiram impetrar o Dissídio Coletivo dos Trabalhadores Têxteis e do Vestuário de Indaial, Massaranduba, Pomerode e Timbó. A decisão foi tomada na manhã do dia 16, em Pomerode. A negociação coletiva ficou ainda mais difícil após a audiência de conciliação na superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego, em Florianópolis, no dia 13 de maio, quando os patrões chegaram a reduzir a proposta inicial de reajuste, de 6,62% para 6,5%, o que gerou revolta dos dirigentes sindicais presentes. A última contra-proposta feita pela comissão de trabalhadores foi de um reajuste salarial de 6,74%, que representariam aumento real de 1,12% sobre a inflação, de 5,82%, Piso Admissional de R$ 880,00 e Normativo de R$ 980,00, e a exclusão (em Convenção) do dia 25 de dezembro de cada ano dos dias de férias coletivas.

Próxima reunião dia 27 de junho

A próxima reunião do Departamento ficou agendada para o dia 27 de junho, em Rio do Sul.

webmaster

webmaster