Fetiesc

Movimento sindical catarinense entrega pauta de reivindicações a candidatos

Na manhã do dia 09 de setembro, no auditório da FECESC – Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, entregou-se aos candidatos ao cargo de governador por Santa Catarina o documento intitulado Pauta dos Trabalhadores e Trabalhadoras Catarinenses: Eleições 2014. O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini e os Assessores de Formação Aline Carlesso e Sabino Bussanello representaram a entidade e participaram da entrega.

Estavam presentes para receber a carta o vice-governador Eduardo Pinho Moreira representando o Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo (PSD/PMDB), os candidatos Cláudio Vignatti (PT), Gilmar Salgado (PSTU), Janaína Deitos (PPL) e Afrânio Boprré (PSOL). O vice-governador fez sua fala, recebeu a carta e saiu para cumprir outra agenda no estado.

A pauta de reivindicações foi desenvolvida por representantes das pelas principais Centrais Sindicais (CUT, UGT, NCST), sete federações, trabalhadores e trabalhadoras do estado. A pauta apresenta quatorze propostas de âmbito estadual e oito em âmbito federal. Dentre algumas pautas estaduais estão coibir toda e qualquer forma de criminalização dos movimentos sindical e social, fortalecer a rede de atendimento hospitalar, fortalecer a agricultura familiar, fomentar a implantação efetiva da RENAST – Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador dentre outros.

Os pontos da pauta nacional são aquelas que unificam a luta do movimento sindical em torno da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a rejeição de leis que flexibilizam os direitos dos trabalhadores, a reforma agrária, o respeito à liberdade de organização sindical e de manutenção do sindicalismo, etc.

Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Martini “o movimento sindical mostra mais uma vez que a união é a garantia de novas conquistas para a classe trabalhadora. Esperamos que as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras de Santa Catarina sejam ouvidas e que tenhamos governos representando o povo e resolvendo seus problemas concretos”.

Mais informações no PDF da Carta com as Pautas de Reivindicações. 

webmaster

webmaster