Fetiesc

Fetiesc visita Sinpacel no Rio Grande do Sul

Dando início ao roteiro de visitas aos sindicatos filiados e da base ampliada, o Presidente Idemar Antonio Martini e o Assessor de Formação Sindical Prof. Sabino Bussanello visitaram o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel de Guaíba (Sinpacel) onde o companheiro e parceiro João Caldas está Presidente.

O encontro reuniu 30 dirigentes sindicais na sede da entidade no Rio Grande do Sul que puderam debater sobre a realidade atual do movimento sindical e quais as maiores dificuldades neste momento. O Assessor de Formação da Fetiesc Prof Sabino Bussanello realizou uma apresentação com o tema “Impactos do Capitalismo Selvagem no Mundo do Trabalho e Consequências ao Movimento Sindical” que provocou uma reflexão sobre qual o impacto da reforma trabalhista e do capitalismo na vida da classe trabalhadora e do movimento sindical.

Para Martini é importante que haja união para superar este entrave “Não somos melhores que ninguém, mas queremos realizar um trabalho coletivo que represente a classe trabalhadora. E queremos uma unidade de ação com vocês pra fortalecer a luta. Sozinhos ficamos fragilizados, lutamos pra unificar as ações, as lutas e as negociações coletivas”. A parceria entre a Fetiesc e o Sinpacel perdura há anos e isso só é possível pelo perfil combativo e focado na classe trabalhadora como afirma Martini “O que nos une com o sindicato de vocês (Caldas) é a condição de melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, temos que nos unir e voltar pra base. Falar com trabalhadores, filiar, articular. Precisamos ter consciência desse trabalho” finaliza.

A viagem segue para o sul do estado de Santa Catarina na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc