Fetiesc

5° Módulo de Formação Sindical do Fórum Sindical Sul debate sobre os desafios do sindicalismo

O 5º Módulo de Formação Sindical do Fórum Sindical Sul aconteceu na quinta-feira, 24 de junho, às 19h por videochamada e teve a presença do Secretário de Educação da CNTI José Reginaldo Inácio que falou sobre os “Desafios atuais do sindicalismo: limites e contradições”.

Reginaldo comenta que o movimento sindical vive o momento do “presentismo” onde vive somente o presente sem conseguir lembrar do passado e sem planejar um futuro e comenta “não podemos apenas agir por reflexo e sim por reflexão usando como elemento fundamental para as grandes modificações que o movimento sindical precisa fazer”.

Reginaldo ainda comenta que o grande complexo financeiro não tem opção partidária e nem veste camisa da esquerda ou direita, o seu único interesse é criar leis que maximizem seus lucros e cita como exemplo da PEC do teto de gastos, a reforma trabalhista e previdenciária, a terceirização dentre outros. A aprovação destas leis tenta asfixiar e liquidar o movimento sindical deixando a classe trabalhadora desprotegida e com pouca força.

Ainda em sua fala, reforça que o sindicalismo tem que ser de esquerda e sugere que os trabalhadores participem de ONGs, associações de moradores, igrejas e também nos espaços de poder e de decisão nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e câmara dos deputados, ou seja, da política e faz uma crítica. Também faz destaque para a importância que tem o movimento sindical nas relações entre capital e trabalho, bem como seu papel de protagonismo na regulamentação de cláusulas e direitos trabalhistas, para se ter uma noção nos processos negociados nos últimos anos foram negociados mais de 3 milhões de cláusulas favoráveis à classe trabalhadora, uma média acima de 4 mil por dia). Estão são algumas prerrogativas que legitimam a ação laboral e política do movimento sindical na sociedade, destaca Reginaldo “O modelo político do governo atual é o extermínio da sociedade humana que não pode continuar gestando o país. A radicalidade que este governo está atacando a sociedade nos mais diversos aspectos tende a piorar a situação social do país em dimensões enormes”.

A organização do módulo de formação é uma iniciativa do Fórum Sindical Sul, coordenado por representantes dos estados do Rio Grande do Sul – Ênio Klein (Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria Artefatos de Couro do Estado do Rio Grande do Sul), Renato João Dall’Agnol (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis do Rio Grande do Sul), João Nadir Pires (Presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado e do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul), do Paraná – Elizabete Alves de Matos (Presidente do Sindicato das Costeiras de Cianorte no PR), do Mato Grosso do Sul – Cleoni Bortolli (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul) e Santa Catarina – o anfitrião desta edição Idemar Antonio Martini (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina).

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc