Fetiesc

Fetiesc participa do 9 Fórum Sindical Sul Têxtil

No domingo os dirigentes sindicais da Fetiesc viajaram por 15 horas para participar do 9º Fórum Sindical Sul Têxtil que neste ano é realizado na cidade de Cianorte no Paraná. Estão presentes 30 dirigentes sindicais representantes de 14 sindicatos distribuídos entre fiação, tecelagem, vestuário couro e calçado mais a equipe da Fetiesc.  O fórum é realizado de 12 a 14 de abril.

Hoje (13) pela manhã o Presidente da ‪Fetiesc‬, Idemar Antonio Martini coordena a mesa de trabalhos e em sua fala comenta que ” no momento atual temos um congresso que tira os direitos dos trabalhadores, como a aprovação do‪ PL4330‬ na última semana. Isso acontece porque o movimento sindical está se omitindo, não participa de politica partidária e não tem consciência da sua responsabilidade enquanto entidade representante da classe trabalhadora.”

A primeira palestra do ‪Fórum‬ Sindical Sul Têxtil foi do Jornalista, Analista Político e Assessor Parlamentar do DIAP – Departamento Intersindical de Estatística e Política Marcos Verlaine, fala sobre o atual panorama político do ‪‎Brasil‬. Para ele ”os ‪‎sindicatos‬ devem intervir politicamente para esclarecer nosso povo para que ele participe ativamente da política para que o movimento sindical possa competir de igual com o patronal. Intervir politicamente significa debater o assuntos nos eventos, apoiar os candidatos que futuramente irão lutar por nos no congresso ou até lançar um candidato”.

A tarde do segundo dia ficou por conta dos Economistas Ricardo Franzoi do Rio Grande do Sul e Mairon Edegar Brandes de Santa Catarina, ambos do ‪Dieese ‬(Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). Para Ricardo Franzói ‘’existe um exagero da mídia em relação a situação econômica atual do país. O salário mínimo no ‪‎Brasil‬ tem crescido a cada ano ao contrário de países como os EUA que não tem aumento há 7 anos. O salário mínimo real tem crescido, isso faz com que gere mais empregos que aumenta o consumo no mercado interno e assim a‪ ‎indústria‬ vende mais.’’

Outro dado interessante para o setor da indústria têxtil, couro, calçado e vestuário é que ” 35% da riqueza do país vem dos quatro estados participantes do fórum que são o RS, SC, PR e MS” segundo dados do IBGE coletados pelo Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Brandes.

Todo ano a Pauta Unificada é apresentada para os participantes do Fórum para que as cláusulas sejam aprovadas, desta forma as entidades presentes podem utilizar a pauta para a negociação em cada estado. Ainda pela manhã é tratado de um tema muito debatido, o Custeio do Movimento ‪Sindical‬. Para o Advogado Dr. Cícero Vieira de Araújo ”o dirigente deve conhecer o movimento sindical e suas conquistas como as 8 horas diárias de trabalho, férias, 1/3 de férias, 13º salário. Somente assim ele poderá defender com argumentos fundamentados na realidade para justificar a sua importância. Sem ‪contribuição‬ sindical não existe o sindicato”.

Nesta tarde os donos da Agência Abridor de Latas – Comunicação Sindical e Institucional Guilherme Mikami e Larissa Amorin Mikami falam dos desafios e perspectivas da ‪comunicação‬ no movimento social. Não é mais novidade que a comunicação tem papel ‪estratégico‬ dentro dos sindicatos e de que ela é pouco utilizada por eles.

Segundo eles ”há uma resistência do movimento sindical em começar a utilizar a comunicação e de compreender o seu poder. E vale ressaltar que o empresariado brasileiro ”torra” dinheiro em comunicação e ‪‎marketing‬ enquanto isso eles fazem com que o trabalhador acredite que a empresa é quem representa ele e não o sindicato.” Ainda lembram que ”a grande ‪mídia‬ reforça em suas novelas, programas, filmes e revistas um pensamento individualista diferente do movimento sindical que tem o foco no nós e não no eu”.

O Fórum foi finalizado com trabalhos em grupos onde os dirigentes debateram cada tema apresentado durante o evento e posteriormente apresentaram sugestões e encaminhamentos para o grupo até a próxima edição do fórum. O Presidente da Fetiesc, Idemar Martini comenta que ‘’o Fórum Sul Têxtil tornou-se referência para os outros estados do país. Neste evento recebemos a visita de sindicalistas que não participam do fórum mas que estão interessados em fazer parte pois aqui debatemos temas muito importantes para a categoria e que merecem atenção do movimento sindical. Ficamos felizes em ter iniciado um modelo que deu muito certo e que cresce e se fortalece a cada ano’’.

Presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, discursando no IX Fórum Sul Têxtil.
Presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, discursando no IX Fórum Sul Têxtil.
Mairon Brandes, Economista do Dieese.
Mairon Brandes, Economista do Dieese.
Delegação da Fetiesc.
Delegação da Fetiesc.

 

webmaster

webmaster