Fetiesc

Fórum discute a realidade da imprensa sindical

Na tarde desta quarta-feira a assessora de imprensa da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) Aline Carlesso, participou do 1º Encontro Nacional de Jornalistas Sindicais realizado pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora em Ponta das Canas.

Aproximadamente 50 jornalistas, dirigentes sindicais e representantes de movimentos sociais participaram do encontro que tem como objetivo debater a realidade do dirigente sindical no seu local de trabalho além de discutir alternativas para contrapor a mídia tradicional hegemônica diante da necessidade da disputa de ideias para que os trabalhadores sejam vistos e ouvidos. As prioridades de lutas do fórum são 1) Democratização dos Meios de Comunicação: – Luta por Lei de Meios/ Marco Regulatório da Internet; – Aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular para Democratização das Comunicações no Brasil. 2) Criação de uma Agência de Notícias Sindical e de Movimentos Sociais na Internet

Após muita conversa e relatos de experiências o grupo concluiu que o problema mais recorrente da imprensa sindical é o acúmulo de funções, onde apenas um profissional possui o fluxo de trabalho de três outros. A grande maioria das entidades sindicais possui apenas um profissional de comunicação. Além disso, os profissionais relataram assédio moral, lesões por esforço repetitivo e até depressão como resultado de assédio moral sofrido no local de trabalho.

O grupo ainda ressaltou a importância de criar meios para dar voz aos trabalhadores e trabalhadoras para acabar com a hegemonia da mídia que mais deforma que informa a massa. O Fórum produziu um documento que será lido e aprovado no 3 Seminário de Imprensa Sindical que acontece nos dias 23 a 25 de setembro em Ponta das Canas.

Foto: Graciela Caiano Fell

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc