Fetiesc

Fórum Sindical Sul realiza curso preparatório de formação

Mais de 100 trabalhadores e dirigentes participaram da qualificação

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 15 de abril de 2021, o 1º Módulo do curso preparatório de formação para o Fórum Sindical Sul, por videochamada, em virtude da pandemia do covid-19.

A comissão organizadora é composta por representantes dos estados do Rio Grande do Sul – Ênio Klein (Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria Artefatos de Couro do Estado do Rio Grande do Sul), Renato João Dall’Agnol (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis do Rio Grande do Sul), João Nadir Pires (Presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Calçado e do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul), do Paraná – Elizabete Alves de Matos (Presidente do Sindicato das Costeiras de Cianorte no PR), do Mato Grosso do Sul – Cleoni Bortolli (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul) e Santa Catarina – o anfitrião desta edição Idemar Antonio Martini (Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina).

O curso preparatório tem o objetivo de qualificar os delegados que participarão do encontro que acontece em novembro, e é composto por três módulos. O primeiro módulo que acontece hoje, “Os Desafios do Sindicalismo Brasileiro e sua Estratégia de Reinvenção” ministrado pelo Assessor de Formação da Fetiesc Prof. Sabino Bussanello, o 2º módulo acontece no dia 29 de abril e abordará “A Inserção e Atuação dos Dirigentes Sindicais na Política Partidária” com o Advogado Dr. Milton Mendes de Oliveira, e por fim, o 3º módulo que acontecerá no dia 13 de maio sobre as “Estratégias da Classe Trabalhadora para Manutenção e Conquistas de Direitos” com o Advogado Dr. Cícero Vieira de Araújo e os debatedores: Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues, Dr. André Bevilaqua, Dr.  e Dr. Eduardo Francisquetti.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini “é com muita felicidade que recebemos mais de 100 inscrições para participar desta formação do Fórum Sindical Sul que quer aproximar as lutas coletivas deste conjunto do movimento sindical que possui os mesmos interesses” e reforça sobre importância de votar em representantes da classe trabalhadora “precisamos votar em candidatos que defendam nossa plataforma de luta, nós somos a maioria neste país e só iremos colher mais conquistas quando aprendermos a votar em que irá nos defender nos espaços de poder”.

O palestrante, Prof. Sabino Bussanello comentou sobre o sistema capitalista e seus vícios que contaminam a classe trabalhadora, falou ainda sobre as relações de trabalho, as derrotas neoliberais que desnortearam muitas lideranças sindicais e a falta de interesse dos trabalhadores pelos sindicatos. O Prof. Sabino ainda comenta sobre a diferença entre esquerda e direita, e destaca em sua apresentação a importância de se fazer política “Sem formação política não há transformação e revolução” e completa “a política é um instrumento e ferramenta para a construção da democracia”.

Na próxima semana, os participantes poderão participar de uma aula de debate sobre os assuntos abordados neste primeiro módulo de formação.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc