Esta é uma data para lembrarmos das lutas diárias de todas as mulheres.
A luta das mulheres trabalhadoras é uma história de perseverança, resistência e conquistas. Por séculos, as mulheres foram relegadas a papéis subalternos no mercado de trabalho, recebendo salários mais baixos, sofrendo assédio e discriminação de gênero, raça e enfrentando diversas barreiras para avançar em suas carreiras.
As mulheres trabalhadoras protagonizaram diversas lutas e movimentos em defesa de melhores condições de trabalho e de vida, a jornada de oito horas, o direito à licença-maternidade, salários iguais nos mesmos cargos, direito ao voto entre outros. Hoje, apesar dos avanços, as mulheres trabalhadoras ainda enfrentam muitos desafios. A desigualdade salarial persiste, com as mulheres ganhando em média 22% a menos que os homens pelo mesmo trabalho. As mulheres também são mais afetadas pela precarização do trabalho, pela informalidade e na realização de trabalhados essenciais e invisíveis como cuidar da casa, dos filhos e de pessoas acamadas. Algo alarmante, é o crescimento dos números de violência contra a mulher e feminicídio. Isso mostra como o machismo e a visão de “posse”, estão enraizados em nossa sociedade.
A Fetiesc sempre esteve à frente na luta pelas mulheres. Nestes 70 anos de trajetória implementamos o Departamento da Mulher, hoje Secretaria da Mulher que realiza constantemente cursos de formação, debates, rodas de conversa para tratar de temas do cotidiano das mulheres. Nosso objetivo é inserir as mulheres trabalhadoras nos espaços de decisão da sociedade e incentivá-las a ocupar cargos de liderança para criar políticas públicas próprias voltadas à realidade da mulher brasileira.
A Secretaria da Mulher da Fetiesc luta para que os direitos das mulheres sejam garantidos e ampliados, incentiva as Diretorias dos sindicatos filiados para que tenham um número maior de mulheres, pleiteia pela inserção de cláusulas voltadas às mulheres nas convenções coletivas de trabalho e as empoderem para que ocupem os espaços de poder na sociedade.
Bandeiras de lutas
➡ Fim do assédio moral e sexual no trabalho
➡ Pela inserção das mulheres nos espaços de poder
➡ Por políticas públicas voltadas às mulheres
➡ Proteção à maternidade
➡ Por 180 dias de licença-maternidade
➡ Pelo fim de todo tipo de violência contra a mulher
➡ Pela igualdade de salários nos mesmos cargos
➡ Pelo direito de escolher sobre seu próprio corpo
➡ Punição severa aos crimes praticados contra as mulheres
#MulheresNaLuta #8DeMarço #DiaDasMulheres