Fetiesc

MOBILIZAÇÃO: Fórum Sindical Ampliado agrega lideranças de todo o país, em defesa dos interesses de mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras

Evento de hoje reunirá cerca de mil entidades sindicais de todos os Estados do país

O Fórum Sindical Ampliado (FSA) atinge mil organizações sindicais que agregam aproximadamente 20 milhões de trabalhadores do campo e da cidade, da indústria, do comércio e de serviços, tanto do setor público quanto privado, representando toda a estrutura sindical brasileira, ou seja, diversos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais. 

A mobilização da classe trabalhadora culmina na noite desta quinta-feira (22/06) com a audiência com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Entidades sindicais de todo país atenderam ao chamado do FSA e se juntaram na luta pela emergente restituição dos direitos trabalhistas da classe trabalhadora, bem como da sustentabilidade das entidades sindicais, da defesa intransigente da unicidade sindical e do fortalecimento da Justiça do Trabalho, como órgão mediador e de equilíbrio nos conflitos decorrentes das relações entre capital e trabalho. 

Além das mais de 900 entidades sindicais, o Fórum recebeu a adesão de associações de trabalhadores e trabalhadoras e outras entidades sociais unidas em um movimento de defesa dos interesses das bases sindicais e do trabalho digno. 

Conforme Idemar Antonio Martini, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina, também um dos líderes do FSA, o grande desafio deste movimento foi justamente unificar a classe trabalhadora, sem qualquer tipo de exclusão, de modo a manter a unicidade e unidade sindical. 

Até este momento mais de 900 entidades sindicais estão ligadas ao movimento sendo: 750 Sindicatos (11.184.398 de trabalhadores na base), 98 Federações (11.492.989); 9 Confederações (16.300.980); demais formas de associações, universidades e outros tipos de entidades (2.150.704).

Na audiência agendada para esta quinta-feira, o Desembargador do TRT-4, Dr. Marcelo D´Ambroso, apresentará as propostas construídas pelo movimento sindical para a recuperação dos direitos trabalhistas subtraídos pela reforma de 2017. D´Ambroso vai expor ao Governo Federal os principais pontos das minutas da Medida Provisória (MP) e do Projeto de Lei (PL), já protocolados no Ministério do Trabalho pelo FSA, que resgatam as condições dignas da classe trabalhadora e fortalecem a democracia.

“Essa é uma oportunidade para demonstrarmos a força e a união do movimento sindical, de todas as categorias e segmentos, com o objetivo de unificar as propostas urgentes e imediatas para a reorganização da classe trabalhadora tendo o trabalho como ferramenta central dos direitos humanos, fortalecimento das entidades sindicais e resgate da dignidade”, enfatiza Martini.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc