Fetiesc

#MandelaDay: Hoje é Dia Internacional de Nelson Mandela, pela liberdade, justiça e democracia

“Ser livre não é simplesmente livrar-se das próprias correntes, mas viver de maneira a respeitar e aumentar a liberdade dos outros”, dizia Mandela.

Nesta terça-feira, 18 de julho, celebramos o Dia Internacional de Nelson Mandela, também conhecido como Dia de Mandela. Tal data homenageia o revolucionário Nelson Mandela, no dia do seu aniversário. 

O dia foi oficialmente estabelecido pelas Nações Unidas (ONU) em novembro de 2009, com a primeira observância do Dia de Mandela, realizado em 18 de julho de 2010. 

Esse é um dia especial que ilumina o legado de um grande líder cujas realizações monumentais mudaram o século XX e moldaram o século XXI.  Para o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina, Idemar Antonio Martini, os valores, a determinação e o compromisso de Mandela com os direitos humanos, com a liberdade e com justiça, são fonte de inspiração. “Mandela defendeu a dignidade legítima e a igualdade de todas as pessoas vivas e incentivou o engajamento e a solidariedade em todas as fronteiras, e por isso continua sendo um símbolo de poder ao resistir à opressão”. Sua luta contra a discriminação racial e o apartheid virou uma pedagogia, ou seja, Mandela dizia que “As pessoas são ensinadas a odiar, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, porque o amor é algo mais natural para o coração humano do que o seu oposto”. 

Conforme Martini, nestes tempos de turbulência que afligem a sociedade, o legado de Mandela “É capaz de nos ensinar a escolher a dignidade em vez de humilhação, falar durante a injustiça e perdoar em vez de odiar”. 

COMO OBSERVAR O DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA

Use hashtags especiais: Atualmente, existem duas hashtags principais associadas ao Dia Internacional de Nelson Mandela. Mostre seu apoio às causas nobres que chamam a atenção neste dia usando as hashtags #MandelaDay e #ActionAgainstPoverty.

Voluntário: Nelson Mandela defendeu fortemente a ajuda aos outros. Saia em sua comunidade e ajude dedicando algum tempo ao voluntariado. Você pode ser voluntário por quanto tempo quiser e, depois disso, certamente se sentirá bem com o impacto positivo que causou.

Apoie uma instituição de caridade: Há uma série de instituições de caridade que contribuem para as iniciativas que estavam tão perto do coração de Nelson Mandela. Considere encontrar uma instituição de caridade que participe de uma missão que você considera importante e contribua para a causa.

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc