Fetiesc

TRATATIVAS: Dirigentes da FETIESC se reúnem com senador Paim na defesa dos interesses da classe trabalhadora

No encontro em Campo Bom (RS), estiveram em pauta assuntos relacionados ao movimento sindical, traçando novas perspectivas para o Fórum Sindical Ampliado

O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, participou nesta quinta-feira (20/07), de uma audiência com o senador Paulo Paim (PT-RS). O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores do município de Campo Bom (RS) e contou com a participação do assessor de formação sindical da FETIESC, professor Sabino Bussanello.

Dentre as tratativas no encontro com o parlamentar, a FETIESC ratificou o apoio incondicional ao projeto de lei que tramita no Senado Federal sob a relatoria do senador Paim, que estabelece o Estatuto do Trabalho (SUG 12/2018), também apelidade de ‘Nova CLT’.

Martini também se comprometeu em mobilizar as 900 entidades sindicais laborais de todo o país que participam do Fórum Sindical Ampliado (FSA), para subscreverem a proposta do senador, por meio da qual se busca garantir os direitos trabalhistas já consolidados, além de atualizar a legislação inserindo as novas formas de trabalho, tais como motoristas de aplicativo e entregadores de comida. 

Além disso, com mais de 700 artigos, o texto regulamenta assuntos relacionados à inclusão social, autorregulação sindical, modernização do trabalho, salário mínimo mensal e jornada de trabalho de 40h semanais.

Na oportunidade Paim também destacou que “O novo Estatuto do Trabalho é pautado pela promoção dos direitos sociais e, portanto, das políticas humanitárias e das relações do trabalho, como forma de buscar a construção de uma sociedade justa fraterna, solidária e democrática, combatendo todas as formas de discriminação e preconceito, racismo, trabalho escravo, precarização do trabalho”.

Na oportunidade Martini e Bussanello também apresentaram as primeiras diretrizes para a criação da Escola Nacional de Formação Sindical e Popular, que se constitui em uma das propostas apresentadas e defendidas pelo Fórum Sindical Ampliado, para a formação e qualificação técnica e humana tanto da juventude quanto da classe trabalhadora. Conforme Bussanello, a criação da referida escola se constitui em um importante projeto para a qualificação e requalificação profissional da classe trabalhadora que, nos últimos anos, se viu órfão de políticas públicas com severos cortes de recursos do Governo Federal na área da educação técnica e profissional. 

Os dirigentes da FETIESC também aproveitaram a oportunidade para protocolar uma proposta substitutiva ao Projeto de Lei n. 4.591-C, em tramitação no Senado desde 2012, por meio do qual se estabelece as normas para a composição, funcionamento e a competência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc