Fetiesc

REVOGA JÁ! Deputado adverte que a maioria dos parlamentares não têm compromisso com as causas que interessam à classe trabalhadora

As declarações de Uczai (PT-SC) ocorreram durante a sua participação no evento que reuniu as lideranças sindicais em um debate entre magistrados da Justiça do Trabalho

O Deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC), marcou presença na mobilização nacional pelo ‘Revoga Já!’ realizado nesta terça-feira (12/09), pelo Fórum Sindical Ampliado (FSA), e que reuniu centenas de lideranças sindicais, de todo o país, em um debate sobre a necessária e urgente revogação das reformas trabalhistas e previdenciárias impetradas pelos governos de Temer e Bolsonaro. 

Entusiasta pela causa trabalhista e sindical, Uczai é o relator do Projeto de Lei apresentado pelo FSA em que propõe a revisão da reforma trabalhista de 2017, e que, com dificuldades de ser colocada em pauta, tramita na Câmara dos Deputados. 

Durante o evento que reuniu as lideranças sindicais em um debate entre magistrados da Justiça do Trabalho que também são contrários à implosão do sistema sindical, à implosão das estruturas de proteção social e à implosão dos direitos do trabalho, Uczai fez uma análise do contexto político que perdura em Brasília, ainda nove meses depois da posse do presidente Lula. 

Conforme ele, “A vitória do Presidente foi importante, mas insuficiente para mudar a correlação de forças, especialmente no Congresso, que piorou e nos coloca em um profundo desafio. Conversamos com lideranças de outros partidos e bancadas e o desafio é muito grande para a gente pautar no Congresso uma contra reforma trabalhista”, relatou ele, evidenciando as forças contrárias à classe trabalhadora e a serviço do capital. 

Frente a este cenário retrógrado e lamentável a que o Congresso está entregue, Uczai enfatiza ser necessário fazer alguns movimentos que permita crescer dentro do Congresso uma força política que coloque a reforma trabalhista e sua revogação na pauta dos debates, além da reforma sindical. 

“O meu temor é que virá apenas uma reforma sindical e não uma reforma trabalhista do jeito que nós queremos. Ou se faz uma revogação ou revisão profunda da legislação, mas não vejo esse debate aqui. Por isso é urgente a necessidade de se dialogar com a base sindical, pois este é o momento de se articular e de se movimentar, afinal, sem sindicato não tem democracia e nem direitos garantidos para a classe trabalhadora”, advertiu o parlamentar.

O debate que teve mais de 550 entidades inscritas foi mediado pelo Desembargador do TRT-4, Dr. Marcelo Ferlin D´Ambroso, com a participação dos também Desembargadores, Dr. Luiz Alberto de Vargas (TRT-4); Dr. Jorge Luiz Souto Maior (TRT-15 – aposentado); Dra. Brígida Joaquina Charão Barcelos (TRT-4) e Dra. Magda Barros Biavaschi (TRT-4 – aposentada). 

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO DA PARTICIPAÇÃO DO DEPUTADO NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE CLICANDO AQUI

#RevogaJá #LutaSindical #DireitosTrabalhistas #União #Solidariedade #ResgateDosDireitos #MovimentoSindical #TransformaçãoSocial

Foto: Diorgenes Pandini

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc